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Os Rapazes de "Vocação" (parte 1), de Eliana Tolentino
(Eliana Tolentino)

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Os Rapazes de Vocação (parte 1), de Eliana Tolentino TOLENTINO, Eliana da Conceição. Os Rapazes de Vocação: Lugares Críticos. Para tecer considerações acerca de crítica literária publicada por Fábio Lucas, na Revista Vocação (1951) Eliana da Conceição Tolentino inicia seu trabalho abordando a obsessão com os Arquivos Literários, Fontes Primárias e Memória Cultural desde o final do milênio. Tal atenção aos arquivos estariam gerando uma grande multiplicidades de trabalhos que resgatam obras e analisam o papel de intelectuais do passado, isto tanto a partir de considerações de suas atividades literárias e críticas e principalmente atentando para os processos de criação. Após rápidas considerações acerca da Obsessão da Memória (COLOMBO, 1991) e da impossibilidade de descrever o arquivo em sua totalidade, a então Doutoranda da UFMG passa a descrever a revista Vocação – revista literária de divulgação de obras literárias organizada por Affonso Ávila, Laís Correia de Araújo, Rui Mourão, Vera de Castro e Fábio Lucas – enfatizando as participações de tais intelectuais em momento inicial de suas carreiras, bem como a distribuição das matérias no corpo dos três volumes publicados da revista. Tolentino considera que a partir da análise da revista Vocação seria possível construir um panorama de discussões teóricas acerca da literatura e do movimento cultural do período, início da década de 1950. Entre as questões destacadas estão o trabalho da revista de levar ao público discussões concernentes a produções literárias do período, assim como a busca dos escritores que publicavam na revista de conquistar um espaço no meio cultural da capital mineira. Contudo, a atenção de Tolentino se volta, principalmente, para a análise de uma das críticas literárias de Fábio Lucas, “Posição Crítica”, em que considera a relação entre leitor (Fabio Lucas) e escritor (do texto criticado), destacando a perspectiva de Lucas de definir a crítica literária como re-criação da obra de arte. Além disso, enfatiza a necessidade da especialização do crítico literário, o qual deveria se aprofundar na análise do objeto literário dentro do campo específico dos estudos literários. Podemos considerar que tal era um momento de disciplinarização dos estudos literários, aspecto interessante de ser destacado quando vivemos tempos de crítica cultural pós-disciplinar. Tolentino considera que tal preocupação com a especialização tem relação com a valorização do trabalho crítico efetivado com a criação das Universidades. Outros temas da crítica de Lucas enfatizados seriam as razões da arte e o desejo de publicação de obra, aspecto que novamente relacionaria o escritor e o leitor (sobretudo aquele leitor crítico capacitado a realizar a leitura atenta do objeto literário), embora tentando fugir da identificação entre o leitor e o escritor. Fuga que só seria possível mediante a especialização do crítico. Fim da parte 1 [email protected]



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