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OCN
(OCN - ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS)

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OCN - ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS

As Orientações Curriculares Nacionais tiveram um agrupamento do PCN no estudo da linguagem, através dos conteúdos de Literatura, que também obtiveram amplas discussões. Os conteúdos tradicionais são mostrados pela linguagem, sendo compreendidos como espaço dialógico, ou seja, espaço onde há comunicação dos locutores.Faz-se então uma atualização das idéias do PCN que não tiveram sucesso.


Literatura e sua definição e utilidade
-Arte com ficção ou verossimili;
-Faz-se relação da arte à realidade;
-Literatura como arte que constrói com palavras;





No estudo do porque estudar Literatura afirma-se que o Ensino Médio é muitas vezes uma transição para o superior ou término da etapa estudantil aos que não podem ou não querem cursar a faculdade;
O objetivo do Ensino Médio é construir uma mediação dos conhecimentos, para que o aluno possa dar continuidade nos estudos, fazendo uma escolha de carreira equilibrada;





mostra como reformular o conteúdo de forma
OCN que não sobrecarregue os estudantes
com informações de época

elemento indispensável de humanização Literatura



As diretrizes legais (LDB) não foram suficientes para sustentar a reforma
do Ensino Médio. Em 1998, o MEC divulgou os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio
Contexto do Ensino Médio
(PCNEM), com o objetivo de difundir os princípios da reforma do ensino em nível médio. Decorridos sete anos, tal reforma não se efetivou, em razão de fatores políticos, pedagógicos e operacionais.



A área de ciências humanas e sociais assenta-se na compreensão do
processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, podendo ser organizada em torno do eixo da cidadania e dos processos de socialização, na perspectiva sócio-histórica.Algumas abordagens metodológicas podem conferir ao currículo uma perspectiva de totalidade, respeitando-se as especificidades epistemológicas das áreas de conhecimento e das disciplinas. Como exemplo, parte-se da premissa de que o conhecimento da sua realidade mais próxima pode motivar o
aluno a compreender as complexas relações existentes em nível mais global.



Como Cidadãos



Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:


que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;

que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;

que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;

que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.



Como indivíduos




Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:





que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;

que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,

que realizem projetos pessoais.









Currículo a partir do aluno-sujeito


Ensino Médio planejado






consonância com as características
sociais, culturais e cognitivas do sujeito
tendo como referencial da
última etapa da Educação Básica: adolescentes, jovens e adultos






*Críticas decorrentes

- idéia de que a reforma curricular é a solução de todos os problemas
educacionais;
-O currículo tratado como instrumento de controle da educação e
submisso aos princípios do mercado;
-O fato dos PCNEM e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio
(DCNEM) possuírem discurso híbrido contemplando tendências pedagógicas
diversas, com vistas a assegurar legitimidade junto a diferentes
grupos sociais;
-A ênfase no discurso das competênc



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