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A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A LIDERANÇA
(Alex Matheson – Phd)

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FORMADORA DE LÍDERES.
A chave para melhorar o desempenho dos governos é a formação de equipes de trabalho comprometidas com as instituições e sobretudo com as missões primordiais do Estado: prestar serviços de qualidade à população e induzir o crescimento econômico do país.
O Estado, através da gestão pública em tempos de globalização, e num ambiente concorrencial, tende a dedicar-se menos ao provimento direto de bens públicos físicos, e por outro lado, procura estabelecer parcerias com o setor privado para desenvolver rodovias, portos, aeroportos, energia e abastecimento de água. Não faz isso porque esses bens seriam menos públicos, mas porque, com a existência de um setor privado avançado e bem regulado, a terceirização pode ser uma opção mais eficiente para o desenvolvimento econômico do país.
A mudança de papel do governo é de fundamental importância na sociedade contemporânea. Com a crescente sofisticação dos mercados – e desde que estes sejam bem regulados – muitas áreas do setor privado podem assumir funções anteriormente executadas pelo Estado. Essa transferência ocorre de forma contínua, porque, na mesma velocidade com que o Estado abre mão de funções, novos problemas relativos ao interesse público aparecem.
O papel do Estado não se reduz à medida que a economia se desenvolve e se expande, muito pelo contrário. A globalização beneficiou a maioria dos países ao possibilitar a geração de riquezas em níveis sem precedentes na história. Contudo, os mercados, por sua natureza, favorecem os mais fortes, e o crescimento econômico tende a aumentar o abismo entre os pequenos e os grandes investidores na economia e esse abismo desgasta os valores compartilhados pelo conjunto da nação. Por isso, um corolário do sucesso dos mercados é a necessidade de o governo esforçar-se, através de um efetivo processo de regulação dos segmentos econômicos, para evitar que determinados setores da sociedade sejam marginalizados. Assim, justificam-se os investimentos em formação e treinamentos de servidores públicos na área da regulação.
As alavancas que impulsionam mudanças e configuram o setor público para tornar o governo adequado às necessidades da sociedade contemporânease perfazem em quatro principais ferramentas para desencadear mudanças na gestão pública: o processo orçamentário, o sistema de gestão de pessoal, o papel do Estado (devolução e privatização) e a transparência.
A configuração do serviço público é crucial para a qualidade de qualquer sistema de governo, e neste cenário, a administração pública moderna requer servidores politicamente responsáveis e capazes de interagir com grupos sociais diversos; exige pessoas intelectualmente preparadas para analisar problemas complexos e oferecer assessoramento para solucioná-los; necessita de equipes suficientemente estáveis para assegurar que o conhecimento institucional permaneça, independentemente das mudanças de governo; e por fim requer uma base ética profissional, de forma que os agentes políticos recebam dos servidores de carreira assessoramento apartidário, e os cidadãos recebam tratamento equânime.
Para garantir à administração pública esses atributos é necessário ter uma estrutura flexível, que permita uma gestão diferenciada para funções muito variadas. A tendência em muitos países é que para garantir a continuidade do ethos da administração pública, é necessário que os principais órgãos sejam dotados de estruturas de carreira e tenham um processo de desenvolvimento de líderes com experiência no setor público e, sobretudo, compromissados com o interesse público.
A Administração Pública Moderna passa a exigir uma Gestão por Resultados, por desempenho, pois um governo com foco em resultados é aquele em que corações, mentes e ações de políticos e servidores públicos de carreira são orientados aos objetivos, para cujo cumprimento o governo existe. Emana dep



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