INTETONA COMUNISTA
(Helio Silva)
INTETONA COMUNISTA
- O documento 87 no volume XX do arquivo de Vargas é o relatório do então chefe de Policia, capitão Filinto Muller: “Altas patentes do exercito, da Armada é das Policias Militares, de braços dados com os velhos chefes políticos, afastados das posições de comando, envidavam todos os esforços possíveis para a subversão da ordem”
Alzira Vargas do Amaral Peixoto, filha é biografa de Getulio Vargas, depõe: “Embora os métodos para a eclosão do movimento armando de novembro de 1935 tenham sido de sabor tipicamente comunista, seu preparo não o foi. Embarcaram na mesma canoa políticos frustrados, tenentes decepcionados, intelectuais em busca de assunto e militares
Ambiciosos. O governo estava, sem duvida, atento amarcha da conspiração, mas não dispunha de meios legais para impedi-la; consciente de que a revolução estava em preparo, foi tomado de surpresa quanto a data. As várias insurreições que pipocaram durante o ano de 1935, é foram abafadas, davam a impressão de que eram insatisfações locais é não um plano de conjunto”.
A verdade historia é que a chamada Intentona Comunista não foi um movimento exclusivamente comunista, visando implantar o comunismo no Brasil. Era a soma dos descontentamentos e das frustrações. Pagina de luto é de sange. Crise da civilização. Drama da nacionalidade,onde atuavam os que pretendiam restabelecer o passado é aqueles que olhavam para o futuro, sem considerarem o presente.
Se é verdade que o Partido Comunista desencadeou a acoao, ela visava conjugar todos os descontentes e os frustrados que entraram na conspiração é financiaram o movimento. Apenas, nos dias de novembro só os comunistas assumiram a responsabilidade da iniciativa.
Ainda no depoimento de Alzira Vargas, há um relato de uma reunião que trata, em crua fidelidade, os homens é os interesses, antes que as ideais marcantes daquela época: Vargas estava atento é procurava alertar os governadores já eleitos, é os interventores ainda esperando as respectivas eleições, sobre as verdadeiras intenções da ANL.
Não satisfeito, solicitou do jornalista Assis Chateaubriand, seu amigo desde os tempos de ministro da Fazenda de Washington luis, que promovesse uma reunião de tubarões, a qual ele, Vargas, compareceria. Foi na casa de Guilherme Guinle é, durante o almoço, que os enfrentou; fez uma longa exposição sobre os perigos que representavam as atividades da ANL, que sob o pretexto de fazer política estavam preparando uma revolução com auxilio exterior.
Resumos Relacionados
- Olga
- Governo Constitucional
- Olga
- Getúlio E Sua Epoca
- República Velha Era Vargas (1930-1945) Eo Novo Estado (brasil).
|
|