BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Para onde Vai O Ensino de Geografia?
(Ariovaldo Umbelino de Oliveira ( org))

Publicidade
Para onde vai o Ensino de Geografia é uma coletânea de textos já publicados em revistas e Encontros de Geógrafos no Brasil, onde autores brasileiros e estrangeiros discutem as crises da sociedade, escola e geografia repensando novos rumos para o ensino de geografia. Nele há uma preocupação com o presente e com o futuro da disciplina nas escolas, como também na reformulação de velhos conceitos científicos.
Em tempos de desenvolvimento, mudanças e discussões acerca do mundo que nos rodeia, observa-se que apesar da escola está mais propícia para o ensino de geografia, ela não tornou- se uma ciência concreta, continua na mesmice , clima relevo, vegetação, população e economia, muitas vezes apolítica, neutra e basicamente “ física” , pois não era para ser uma ciência social?
As vezes professores que tentam mudar a situação trabalhando com seus alunos a realidade o “vivido” , não sabem como faze-lo, pois a importância da geografia física pesa muito na hora de ensinar/aprender geografia prevalece o que é importante : conhecer os lugares , descrever , enumerar , classificar... Ou seja, enciclopedismo . Pensar sobre o espaço não é o objetivo da geografia escolar. A marginalização da disciplina e os problemas relacionados a sua finalidade, são os tema principais da discussão deste livro.
Assim sendo um dos principais debates diz respeito às tendências da geografia, tema este que não é novo, a teoria e metodologia da ciência. Há então uma crítica acerca das limitações e aberturas de uma e de outra tendência, que permite os embates entre a tradicional e a Crítica, entre a Crítica e a Nova geografia ou entre a Nova Geografia e Tradicional, sem esquecer da confusão entre os professores que tentam adquirir experiências, mudar a prática, mas que na verdade não participam muito dessas discussões.
Uma outra parte dos debates revela a forte ligação entre o que a escola ensina, e as necessidades de um determinado tipo de educação para estruturar os interesses de um parcela da sociedade, que não são as necessidades coletivas, mesmo com todo o progresso de idéias científicas, a concepção de mundo trabalhada na escola ainda é daqueles que detém o poder, o sistema é o mesmo, que este poder seja concretizado de forma heterogênea dentro de todo o território.
A crítica a geografia atual e a indicação de caminhos possíveis alimentam todos que fazem este livro, levantando questões, discutindo ideologias, o papel do estado, que aparece como expressão da sociedade de classes, relacionando a divisão social do trabalho, e o comprometimento daqueles que fazem a geografia, falando de modos de produção, formação econômica, social e espacial na esperança de somar dados para a discussão.
Um capítulo interessante reflete sobre o ensino da natureza no ensino médio e relaciona a separação que há dos homens, dos meios de produção, e a separação do ensino de geografia em geografia física x humana e econômica, ressaltando que o professor sempre começa pela parte física e como ciência humana deveria começar pelo homem, e tentando fazer uma minimização do estudo da natureza para o estudo de geografia.
Os modos de produção, a divisão dos espaços desses modos de produção, definindo o lugar da apropriação e o lugar da produção, com observações da supremacia do modo de produção capitalista, suas contradições e sua capacidade de expansão e monopólio do capital, e de suas novas formas de exploração e domínio ideológico, principalmente da apropriação que este modo de produção faz da natureza. Enfim o livro debate a necessidade e importância da geografia assumir o seu papel e ocupar o seu espaço. São Textos fundamentais para educadores professores de geografia e estudantes.



Resumos Relacionados


- Introduçao De Geografia Geral

- Paisagem Geográfica

- A Climatologia, O Clima E O Estado De Tempo - I

- Obras Completas

- A Filosofia E O Processo Evolutivo Da Geografia”



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia