INIMIGOS DE ONTEM, POR RAZÕES DE INTERESSE POLÍTICO, UNEM-SE
(Politica para políticos)
INIMIGOS DE ONTEM, POR RAZÕES DE INTERESSE POLÍTICO, UNEM-SE
A expressão assinala aquela situação em que, para surpresa geral, adversários e até inimigos de ontem, por razões de interesse político, unem-se, somam forças, para lutar por algum objetivo em comum. Não se trata, no entanto, de momentos críticos na história de uma comunidade, nos quais a defesa e a sobrevivência da comunidade exigem a união de todos: este é o caso da união heróica.
Charles Warner sintetizou o espírito de uma das mais tradicionais regras políticas
A referência de Warner aplica-se a situações desprovidas de qualquer heroísmo: as de conveniência política, de convergência conjuntural de interesses. Por isso, são recebidas com surpresa geral.
A imagem da "cama" acentua a intimidade com que essa nova e inesperada aliança foi firmada. A expressão "companheiro de cama" é empregada a políticos cuja inimizade é histórica e quer denotar o quanto aquele interesse comum é forte, a ponto de gerar tanta afinidade.
Não é por pouca coisa que rivais históricos abrem mão de suas diferenças, esquecem os agravos passados e contornam a resistência de seus tradicionais pares a fim de compor uma união. O ato significa que eles foram capazes de vencer, cada um em seu próprio território, fortes oposições pessoais, grupais e partidárias para consumar a união.
Em geral, episódios de "estranhos companheiros de cama" ocorrem de uma mesma forma e principalmente por uma razão.
A forma
Não é por pouca coisa que rivais históricos abrem mão de suas diferenças, esquecem os agravos passados e contornam a resistência de seus tradicionais pares a fim de compor uma união. Quem toma a iniciativa, invariavelmente, é o lado mais forte: aquele que ganhou a eleição, que está no governo, que goza de uma boa avaliação por parte da opinião pública.
Resumos Relacionados
- A Bandeira E O Hino
- Relações Internacionais, Uma Abordagem Sociológica!
- Dez Numa Cama
- Portugal Terceiro Mundista
- Mikhail Gorbachev
|
|