Folha de Sao Paolo
()
É de importante relevância comentar aqui o lastimável problema social que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos. A sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo e hoje, o país tem altíssimos índices de violência tanto na área urbana quanto doméstica e familiar; é possível percebermos então que a violência é de fato algo preocupante na nossa sociedade.
As causas encontradas são as mais diversas possíveis, entre elas está à carência de recursos económicos e técnicos, aliada à falta de apoio político-institucional, no governo federal e principalmente nos governos estaduais, no Legislativo e no Judiciário, inviabiliza a sustentação e impede a disseminação da violência no Brasil, já considerado um problema crónico do país. O governo concentra o poder nas mãos de poucos deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura governamental torna a violência necessária em alguns aspectos para a manutenção da desigualdade social.
Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, mas a Criação de um instituto de estudos e pesquisas de segurança pública para desenvolver pesquisas sobre o controle da violência e promover o desenvolvimento de modelos de organização, de gestão e de processos mais eficientes e eficazes para as polícias seria uma boa solução, ou ao menos o início de uma busca constante por uma sociedade mais justa e igualitária.
Resumos Relacionados
- Violencia Contra Mulher
- Violência No Rio...
- Resumo: A Agressividade Na Escola Na Visão Dos Alunos
- ViolÊncia LegÍtima
- A Criminalidade
|
|