Cães de Guarda – O 2° melhor amigo do homem
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Cães de Guarda – O 2° melhor amigo do homem
Dados de alguns cães de médio e grande porte, não estando presente aqui, o polêmico Pitbull, pois faremos um capítulo á parte.
Boxer: Função - Guarda Origem: Alemanha, na tentativa de preservação do Bullem Beisser, antigo cão de açougueiro e de arena, praticamente extinto por volta de 1822. Para o retorno de certas características foi preciso usar o antigo Bulldog inglês. É por instinto, um excepcional boiadeiro e, atualmente usado como guarda, cão polícia e guia de cegos. Peso médio: 30 quilos. Descrição: Cão médio, orelhas e caudas operadas e as cores são dourado ou tigrado, com marcas brancas até 1/3 do total. Temperamento: Brincalhão e paciente com crianças, cauteloso com estranhos, mas corresponde a aproximações amigáveis bem intencionadas. É disciplinado.
Bull Mastiff, Guarda, 50 a 59 quilos
No século 18, os lordes das zonas rurais inglesas procuravam um cão que mantivesse á noite, caçadores furtivos afastados das grandes propriedades e reservas de caça. Queriam um animal que atacasse em silêncio, não destroçando as vítimas. Diversas raças foram cruzadas até surgir o Bull Mastiff, resultado do Bulldog e do Mastiff. Pode ser dourado ou tigrado, com marcas brancas apenas no peito. É dócil, porém destemido e arrojado quando necessário.
Dobermann, guarda, 45 quilos – Surgiu na Alemanha há um século, quando um coletor de impostos chamado Louis Dobermann o desenvolveu a partir de cruzamentos entre o pastor de Beauce, Manchester Terrier, Pincher Alemão e várias espécies de galgos (cães velozes). Trata-se de um animal com características de guarda e defesa bem acentuados. Um cão flexível e com caudas e orelhas geralmente amputadas e suas cores são: preto, azul, marrom, com marcas na canela. Temperamento: Não gosta de estranhos. Está sempre pronto a defender até a morte a vida de seu dono, com quem é afetuoso, leal e obediente.
Um gigante, o Dog Alemão, com 81 CM de altura, 70 a 90 quilos de peso. A raça se desenvolveu na Alemanha e, segundo estudo modernos, seria uma mistura de tipos antigos de Wolfhound Irlandês e Mastiff Inglês. Era o caçador alemão de javalis e ficou conhecido na França como Dinamarquês. Existe há mais de 500 anos. As cores são: preto, azul, dourado, tigrado e arlequim. O cinza-rato é proibido. É amigável e corajoso.
Fila Brasileiro, Guarda, 50 a 80 quilos – As primeiras informações sobre a raça datam do início do século 20, em MG, onde se desenvolveu. A região era cheia de fazendas, necessitava de um cão que lidasse com o gado e enfrentasse onças. Supões-se que a raça tenha se originado a partir de cruzamentos do Mastiff, Bulldog, Fox Hound e Bloodhound com o cão fila da 3ª. É um cão forte quando bem alimentado e se apresenta nas cores: tigrado, dourado e preto. Temperamento: Muito meigo com os donos, mas não gosta de estranhos. O fila possui fidelidade e obediência, além de coragem, valentia e determinação.
Husky Siberiano, Tração no Gelo, 26 quilos: Foi desenvolvido pelos Chukchis, tribos de esquimós da Sibéria, que buscavam um cão de tração resistente e capaz de correr grandes distâncias puxando trenós a uma boa velocidade e carregando cargas a uma temperatura baixíssima. Um cão bonito e sem odor corporal. Todas as cores são aceitas, inclusive o branco. Cão amigável, não é agressivo com estranhos ou outros cães.
Resumos Relacionados
- Cães – Da Mistura Dessas Raças Saiu O Pitbull
- Animais E O Português
- Http://www.formiganegocios.com.br/index.php?base_principal=php/artigos.php&id_busca=14
- Pitbull:vilâo Ou Vítima?
- Pit Bull
|
|