Analfabetismo no Brasil
(Ana maria Araújo Freire)
Os fatores históricos no período de Colônia, Império e Primeira República deterimaram o analfabetismo no Brasil,e até hoje dorme letargicamente no esquecimento essa história da educação brasileira.
Nas cartas do padre Manoel da Nóbrega percebe-se que a ideologia justificou as diferenças criadas no Brasil, na época colonial,pelos jesuítas,com a proibição do corpo dos homens e das mulheres em quase todas as manifestações da sexualidade(ideologia de interdição do corpo).Houve outras proibições com repercussões: Carta Régia de 28 de fevereiro de 1707,Bando de 19 de outubro de 1710,Aviso Régio de 27 de janeiro de 1726.
A preocupação pela educação surgiu como meio capaz de tornar a população dócil e submissa,atendendo à política colonizadora portuguesa,determinada pelo Regimento do rei D.João III. Tomé de Souza trouxe consigo quatro padres e dois irmãos jesuítas,liderados por Nóbrega,pessoas imprescindíveis à inculcação ideológica que serviria à espoliação da Colônia e à grande produção açucareira,entre outras.Através da domesticação,da repressão cultural e religiosa,os jesuítas docilizaram a população nativa e os filhos dos colonos. Os jesuítas seperestimaram o incesto, o canibalismo e a nudez, introjetaram comportamentos de submissão,obediência,hierarquia,disciplina,devoção cristã,imitação, exemplo.Enfim, contribuiram para a concretização da unidade brasileira,afirma Fernando de Azevedo.
Foram considerados valores medievais: os livros de retórica de Cipriano Soares e de gramática de Manoel Álvares;os conteúdos;metodologia de ensino;o pequeno período de férias anuais,sobretudo para as crianças menores;castigos corporais aplicados pelo corretor(não-padre);a supremacia do latim sobre a língua vernácula; as interdições, sobretudo, as do corpo.
Eram valores modernos: os recreios no horário escolar;emulação entre alunos com prêmios aos vencedores.O padre Manoel da Nóbrega preocupo-se com o ensino gratuito.Os jesuítas nos legarm,quando expulsos,um ensino de caráter literário,verbalístico,retórico,livresco,memorístico,repetitivo.Enclausuraram os alunos em preceitos e preconceitos católicos,inibiu-os de uma leitura do mundo real,tornando-os cidadãos discriminatórios,elites capazes de reproduzir"cristãmente" a sociedade perversa dos contrastes e discrepâncias,dos que tudo sabem e podem e dos que a tudo se submetem.Inculcaram a idologia do pecado e das interdições do corpo.
"Inalguraram" o Analfabetismo no Brasil.
Resumos Relacionados
- Padre Manuel Da Nóbrega - Vida E Obra
- A EducaÇÃo Brasileira
- 25 De Janeiro - Fundação De São Paulo
- Fase Colonial
- Quinhentismo
|
|