O Príncipe com orelhas de burro
(Desconhecido)
O Príncipe com orelhas de burro
Era uma vez um rei e uma rainha que não
conseguiam ter filhos.
Quando fizeram vinte e cinco anos de casados, tiveram um filho ao qual deram o nome de Máximo.
O rei e a rainha convidaram as fadas para fadarem o príncipe.
A primeira fada deu-lhe a beleza, a segunda fada deu-lhe a inteligência e a terceira
deu-lhe orelhas de burro.
A rainha, quando viu o seu filho com orelhas de burro, desmaiou; o rei tentou matar as fadas mas elas conseguiram fugir.
A rainha foi fazer um barrete para o filho esconder as orelhas de burro do príncipe. De seguida, despediu a ama e começou ela própria a cuidar do seu filho, uma vez que não queria que ninguém soubesse do defeito do filho.
O príncipe era muito bonito e inteligente. Com seis meses já conseguia falar sete línguas e com dois anos conseguia a resolver problemas de matemática. Ele conseguia ouvir todos os sons à sua volta: os passos das formigas, a fala dos peixes…
O príncipe começou a ter barba e o rei decidiu chamar um barbeiro profissional. O rei exigiu que
ele guardasse o segredo do defeito do príncipe e o barbeiro garantiu que não iria contar a ninguém. Contudo, o barbeiro tinha aquele segredo “atravessado” na garganta e, certo dia, para não o contar a ninguém, subiu a um monte e no meio de um canavial, abriu um buraco fundo e gritou lá para dentro:
-O príncipe tem orelhas de burro. O príncipe tem orelhas de burro.
Mais tarde, pelo mesmo local, passou um pastor que cortou um cana para tocar. Assim que começou a tocar, ouviu a flauta dizer:
-O príncipe tem orelhas de burro. O príncipe tem orelhas de burro.
A mensagem espalhou-se por todo o reino até
chegar ao castelo.
O rei ficou muito zangado e mandou chamar o barbeiro para apurar responsabilidades. O rei já ia matá-lo quando o príncipe disse ao pai para não o fazer.
Os monarcas resolveram chamar a terceira fada para tirar o feitiço ao filho mas depois do príncipe saber que iria perder a capacidade ouvir os sons mais imperceptíveis e seria uma pessoa “normal”, não quis deixar de estar enfeitiçado.
A partir daquele dia, o príncipe tirou o barrete da cabeça e mostrou as orelhas para todo reino. O mais curioso é que a a partir daí passou a ser moda usar orelhas de burro postiças. Uma princesa, de outro reino, que adorava bichinhos de peluche, ficou apaixonada pelo príncipe. Casaram-se, tiveram sete filhos e nenhum nasceu com orelhas de burro.
Resumos Relacionados
- Shrek
- Shrek 2
- A Bela Adormecida
- A Bela Adormecida
- Pinóquio Às Avessas
|
|