Aprender a Ser 
(Edgar Faure)
  
Aprender a Ser
 Trata-se de uma obra fundamental onde o autor faz uma análise extensa à situação da educação e das sociedades mundiais. Para além desta análise Edgar Faure aponta as orientações para uma educação do mundo moderno, sendo:
 Humanismo Científico - A educação deve assentar sobre a formação científica e tecnológica que baseia o ensino na investigação prática das soluções para os problemas concretos colocados pelo meio.
 Criatividade - Realça-se a necessidade de promover a invenção e a descoberta através de uma disciplina livremente consentida. O Autor aponta a importância de se promover a criatividade sem se negar o papel das disciplinas e regras. 
 Compromisso Social - A acção da escola deve ter um carácter unificador que conduza à adaptação e preparação para a vida em sociedade. 
 Homem Completo - A educação deve promover a condição e realização humanas. Esta componente resulta da concretização das orientações anteriores e deverá potenciar os poderes do homem, enaltecendo as capacidades de aprendizagem, conhecimento e compreensão sobre o mundo que o rodeia e sobre si próprio. ades. 
  
 Nesta obra temos acesso a uma perspectiva da educação que, para o autor, deve ir para além da idade, das barreiras físicas ou das instituições.
  
 Para uma análise aprofundada:
 Faure, E. (1974). Aprender a Ser. Lisboa: Livraria Bertrand. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Finalidades Da Educação
  
  
- A Finalidade Da Escola
  
  
- Os Setes Saberes Necessário A Educação Do Futuro"  
  
  
- Os Setes Saberes Necessário A Educação Do Futuro"
  
  
- Escola E Democracia (polemicas De Nosso Tempo) Um Resumo Cuidadoso
  
 
 
 | 
     |