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Aprender a Ser
(Edgar Faure)

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Aprender a Ser
Trata-se de uma obra fundamental onde o autor faz uma análise extensa à situação da educação e das sociedades mundiais. Para além desta análise Edgar Faure aponta as orientações para uma educação do mundo moderno, sendo:
Humanismo Científico - A educação deve assentar sobre a formação científica e tecnológica que baseia o ensino na investigação prática das soluções para os problemas concretos colocados pelo meio.
Criatividade - Realça-se a necessidade de promover a invenção e a descoberta através de uma disciplina livremente consentida. O Autor aponta a importância de se promover a criatividade sem se negar o papel das disciplinas e regras.
Compromisso Social - A acção da escola deve ter um carácter unificador que conduza à adaptação e preparação para a vida em sociedade.
Homem Completo - A educação deve promover a condição e realização humanas. Esta componente resulta da concretização das orientações anteriores e deverá potenciar os poderes do homem, enaltecendo as capacidades de aprendizagem, conhecimento e compreensão sobre o mundo que o rodeia e sobre si próprio. ades.
 
Nesta obra temos acesso a uma perspectiva da educação que, para o autor, deve ir para além da idade, das barreiras físicas ou das instituições.
 
Para uma análise aprofundada:
Faure, E. (1974). Aprender a Ser. Lisboa: Livraria Bertrand.



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