Distúrbios Emocionais na Adolescência
()
A adolescência é um assunto bastante debatido e também ainda gera uma série de dúvidas na sociedade como um todo. Mas na verdade o que é a adolescência? Diversos autores veem o período como apenas um critério classificatório. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) brasileiro diz que essa fase vai dos 12 anos aos 18 anos de idade.
“Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.' (ECA – Artigo 2º)
Mas a adolescência pode ser vista também como uma fase da vida onde acontecem transformações na estrutura física e biológica, além de mudanças psicológicas e sociais no individuo e no ambiente onde ele habita.
No decorrer do seu desenvolvimento, os adolescentes passam por várias mudanças, onde muitas vezes é necessário enfrentar problemas reais ou até mesmo situações imaginarias bem diferentes das que já enfrentaram no decorrer de suas vidas.
A adolescência é um período de evolução na vida do ser humano onde a busca por uma nova visão de si e do mundo marcam presença constante; se trata de uma especie de redefinição do desenvolvimento infantil com o intuito de definir o caráter social, sexual, ideológico e vocacional.
Segundo a Organização Mundial de Saúde o adolescente é aquele individuo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No contexto atual o conceito mais aceitável é o de que não existe adolescência e sim adolescências determinadas por um panorama politico e social do momento e da localidade onde estão inseridos os jovens.
A adolescência é um dos períodos mais importantes da vida do individuo, é nela que a criança se transforma em adulto, delimitando seu potencial psicológico, físico e social. Na evolução da infância para a fase adulta, o individuo atravessa muitos estágios, devido ao crescimento acelerado de seu corpo acompanhado pelo funcionamento vigoroso dos sistemas endócrino e nervoso.
Os aspectos físicos da adolescência, como crescimento e maturação sexual, são componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Mas no que tange às dimensões psicológicas e sociais, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, geração e família. É nesse contexto, onde a subjetividade e os aspectos sócio-culturais assumem um caráter significativo, que pode surgir os distúrbios emocionais dos adolescentes.
O fenômeno da adolescência é formado por um conjunto de processos simultâneos fundamentais para a formação do ser adolescente, são eles: o desenvolvimento físico, o desenvolvimento mental, o desenvolvimento social (moral e religioso) e o desenvolvimento emocional.
Como dito anteriormente, esses processos são simultâneos, e é essa simultaneidade que faz dessa fase da vida do ser humano ser tão turbulenta e conturbada.
Esses diferentes processos de desenvolvimento só podem ser vistos separadamente por questões didáticas, pois na verdade cada um deles está intimamente ligado um ao outro. Por exemplo: a maturação sexual precoce ou tardia do adolescente pode gerar alguns problemas emocionais como o isolamento, a ansiedade e até a depressão. Assim como a escolhada profissão, que pode levar o adolescente a ter um alto grau de ansiedade e de “stress”, o que muitas vezes ocasiona graves disturbios.
FONTE: http://www.medicina.ufmg.br/destaque/CongressodeSaude/RobertoAssisFerreira2.pdf
Resumos Relacionados
- Psicologia Da Educação
- Adolescência,famÍlia E Drogas
- Adolescência
- Seis Estudos De Psicologia - Piaget,j
- Fases Da Vida Segundo Wallon
|
|