Maomé e o Islamismo: expansão do islamismo e o deus Alá
(Julian Padilha Villar)
Ao lado do cristianismo, o islamismo é hoje a única religião do mundo com mais de 1 bilhão de fieis. A maioria deles concentra-se na Ásia (70%) e na África (26%).
Maomé é o principal profeta da crença islâmica. Ele nasceu em Meca em 570 em uma família de mercadores. Ao viajar vendendo seus produtos, entrou em contato com as duas religiões monoteístas da época, o judaísmo e o cristianismo. Segundo a tradição, quando tinha 40 anos Maomé teria recebido uma mensagem do anjo Gabriel, que lhe ordenava pregar a existência de um Deus único: Alá, em árabe.
Entre 610 e 632, amo de sua morte, Maomé teria recebido revelações divinas que seriam reunidas no Corão, ou alcorão, livro sagrado do Islamismo. Dividido em 1147 capítulos, chamados de suras, o livro pode ser considerado um verdadeiro sistema econômico, financeiro e político dos muçulmanos. Seus 6326 versículos contêm elementos fundamentais do judaísmo e do cristianismo, além de antigas tradições religiosas árabes.
Os cinco pilares da religião muçulmana são: aceitar que há um só deus e que seu profeta é Maomé; rezar cinco vezes ao dia voltado para Meca;b ajudar os pobres; jejuar no mês sagrado do Ramadã; e peregrinar ao menos uma vez a Meca. Blog oficial da comunidade Maxmus Intelectus: http://maxmusintelectus.blogspot.com/
Resumos Relacionados
- O Corão
- Islamismo
- O Islamismo
- Judaísmo
- Origens -arabia
|
|