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A Cidade E As Serras - 7 Prt
(anabordin)

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Era
um outro Jacinto a quem o campo já não mais Era insignificante. Cada momento
novo era uma nova e alegre descoberta. Enfim, era um homem de bem com a sua
vida. Aproveitando a presença do amigo, Jacinto providenciou a transladação dos
corpos de seus antepassados para a Capelinha da Carriça, agora reconstruída. Zé
Fernandes, hábil observador do amigo, percebeu que Jacinto não se contentava em
ser o apreciador passivo dos encantos da natureza. Ele queria participar de
tudo, e lhe surgiam grandes idéias como encher pastos, construir currais
perfeitos, máquinas para produzir queijos...
Certo dia, ao percorrer seus domínios, Jacinto conheceu o outro lado da serra:
uma criança muito franzina viera pedir socorro para a mãe agonizante. A partir
desse momento, as decisões de Jacinto tomaram novo rumo, pois ele começou a se
preocupar com o lado triste da serra, e passou a fazer caridade, reconstruir
casa, dar novo alento à vida dos humildes. Em uma das inúmeras visitas que lhe
fez o narrador, Jacinto confessou que pretendia introduzir um pouco de
civilização naqueles cantos tão rústicos. O povo da região começou a agradecer
as benfeitorias e logo passou a circular a lenda que o senhor de Tormes era D.
Sebastião que havia voltado para ressuscitar Portugal.
Convidado por Zé Fernandes para o aniversário de tia Vicência, Jacinto
encontraria aí a oportunidade de conhecer seus vizinhos, outros proprietários.
No entanto, a recepção não foi aquilo que o narrador esperava. Havia uma frieza
por parte dos habitantes da região, exceto tia Vicência que o recebeu como
verdadeiro sobrinho. Ao terminarem a ceia, vieram a saber porquê daquela
frieza: eles pensavam que o senhor de Tormes fosse miguelista como o avô e que
pretendia restituir D. Miguel ao poder. E só compreendi, na sala, quando o Dr.
Alípio, com sua chávena de café e o charuto fumegante, me disse, num daqueles
seus olhares finos, que lhe valiam a alcunha de "Dr. Agudos:" -
''Espero que ao menos, cá por Guiães, não se erga de novo a forca!...'' E o mesmo
fino olhar me indicava a D. Teotônio, que arrastara Jacinto para entre as
cortinas de uma janela, e discorria, com um ar de fé e de mistério. Era o
miguelismo, por Deus! O bom D. Teotônio considerava Jacinto como um
hereditário, ferrenho miguelista, - e na sua inesperada vinda ao solar de
Tormes, entrevia uma missão política, o começo de um a propaganda enérgica, e o
primeiro passo para uma tentativa de restauração. E na reserva daqueles
cavalheiros, ante o meu Príncipe, eu senti então a suspeita liberal, o receio
de uma influência rica, novas, nas eleições próximas, e a nascente irritação
contra as velhas idéias, representadas naquele moço, tão rico, de civilização
tão superior. Quase entornei o café, na alegre surpresa daquela sandice. E
retive o Melo Rebelo, que repunha a chávena vazia na bandeja, fitei, com um
pouco de riso, o "Dr. Agudo".
Este jantar serviu de pretexto para o narrador mostrar a mentalidade atrasada
da sociedade serrana e aquilo que a fazia sorrir Jacinto era, na verdade, um
abismo entre a ignorância e o progresso. A serra estava impregnada de uma
mentalidade retrógada, ainda absolutista, enquanto no final do século
polvilhavam novas teorias e doutrinas filosóficas e políticas. Tentou-se ainda
um jogo de voltarete para animar a noite, mas a ameaça de uma a tempestade
levou os convidados a baterem em
retirada. A manhã seguinte estava fresca e clara,. José
Fernandes levou o amigo até Flor da Malva, para visitar sua prima Joaninha que
não pudera comparecer à reunião, pois o pai, Adrião, estava acamado. No
caminho, encontraram João Torrado, um velho eremita que supôs estar diante de
D. Sebastião. Esta figura ilustrava o lado da profundidade do mito na
mentalidade simples, saudando Jacinto como um profeta, e tratando-o como
"pai dos pobres". Nele estão representadas a sabedoria e a simplicidade
do povo. E um estranho velho, de longos cabelos brancos, barbas branque
lhe comiam a face cor de tijolo, assomou no vão da porta, apoiado a um bordão,
com uma caixa de lata a tiracolo, e cravou em Jacinto dois olhinhos de um
brilho negro, que faiscavam. Era o tio João Torrado, o profeta da serra... Logo
lhe estendi a mão, que ele apertou, sem despregar de Jacinto os olhos, que se
dilatavam mais negros. Mandei vir outro copo, apresentei Jacinto, que corara,
embaraçado.



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