Raul Bopp
(anonimo)
Raul Bopp (Tupanciretã, 4 de agosto de 1898? Rio de Janeiro, 2 de junho de 1984) foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.Biografia
Nascido no estado do Rio Grande do Sul, ainda em sua cidade natal fundou dois semanários, nos quais expunha sua veia literária. Cursou Direito entre 1918 e 25, em diversas faculdades do país, até formar-se (viajou, então, por todo o Brasil, tendo conhecido sobretudo a Amazônia, base para a construção de sua obra-prima).
Integrou o grupo paulista do modernismo, de cujas correntes verde-amarelas (Pau Brasil) e antropofágicas fez parte. Sempre conviveu em ambientes literários, sendo amigo de autores consagrados como Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.
Autor de Cobra Norato, considerado seu principal livro e obra mais importante do movimento antropofágico. Cobra Norato ostenta a grandeza do mundo em formação que é o Amazonas.
Pela força de suas descrições, pelo lirismo que informa o poema, pelo
seu aproveitamento das raízes populares, é um documento de valor
definitivo do nosso Modernismo.BibliografiaPoesia:
Urucungo (1932)Poesias (1947)Cobra NoratoMironga e Outros Poemas (1978)
Prosa:
AméricaNotas de um Caderno Sobre o ItamaratyMovimentos Modernistas no Brasil: 1922/1928Memórias de um Embaixador, Bopp Passado a Limpo por Ele MesmoVida e Morte da AntropofagiaLongitudesRaul Boop um escritor de uma curta bibiografia mas de grande valor para a literatura Brasileira
Resumos Relacionados
- Cobra Norato
- Vida E Obra De Oswald De Andrade
- A 1ª Fase Modernista: Oswald De Andrade E Mário De Andrade
- O Movimento Antropofágico
- A Arte Moderna No Brasil
|
|