A Pesquisa Qualitativa em Psicologia-Fundamentos e Recursos Básicos
(Joel martins; Maria aparecida V. Bicudo)
Façamos inicialmente uma diferenciação entre FATOS e FENÔMENOS. A pesquisa quantitativa trabalha com fatos, sendo que estes podem ser controlados após terem sido identificados; a pesquisa qualitativa por sua vez, faz uso de fenômenos sendo que estes mostram-se a si mesmos.
A pesquisa qualitativa busca compreender aquilo que se propõe a estudar, ou seja, não interessa-se por generalizações, princípios e leis, deixando isto ao encardo da pesquisa quantitativa. O foco da pesquisa qualitativa encontra-se no específico.
No que relaciona-se a metodologia, pode-se dizer que a pesquisa qualitativa, deve ser de natureza teórica e prática concomitantemente. A forma pela qual os dados são coletados quando realiza-se uma pesquisa qualitativa, é o da comunicação entre sujeitos e o tratamento dos dados é obtido através da interpretação. A análise e o modo pelo qual os dados são relacionados fundamentam-se na comparação das respostas dos sujeitos participantes do grupo.
A entrevista pode ser encarada como um dos recursos utilizados pela pesquisa qualitativa, sendo vista como um encontro social no qual características como empatia, intuição e imaginação, fazem-se necessárias para um bom aproveitamento das partes envolvidas. O fato de conduzir entrevistas exige que o pesquisador conheça a realidade com a qual vai defrontar-se. Na proporção em que as respostas vão sendo obtidas, o entrevistador pode ir marcando aquelas que lhe são mais relevantes para o seu projeto.
Deve-se levar em conta o fato de que quando realiza-se uma pesquisa QUALITATIVA, tem-se a necessiadade de contar com mais pesquisadores, mais tempo para a realização da pesquisa e evidentemente mais dinheiro disponível. Devido a isto, talvez muitos pesquisadores prefiram utilizar-se de pesquisas quantitativas, pois desta forma podem fazer generalizações, o que de certa forma facilita o trabalho, tornando-o mais ágil.
O que podemos considerar como positivo na pesquisa qualitativa, é que podemos utilizar um número pequeno em nossa amostra, ou seja, não temos a necessidade de contar com tantos sujeitos, podendo mesmo fazer um estudo de caso e utilizar um único sujeito. Desta forma talvez levamos mais tempo para obter os dados a que nos propomos pesquisar, ficando mais tempo "retidos" em detalhes, porém não teremos a necessidade de "correr" em vários locais procurando inúmeras pessoas para participarem de nossa pesquisa e em muitos casos, não obtendo uma resposta positiva.
Resumos Relacionados
- Questões De ética Na Pesquisa Em Linguística Aplicada
- Concepção Da Pesquisa Exploratória. Parte 3
- Marketing PolÍtico Para Orientar A EstratÉgia Da Campanha
- Pesquisa Qualitativa E Formação De Professores: Pressupostos Teóricos E Validez
- Análise Qualitativa
|
|