Crianças com Necessidades Educacionais e a Psicopedagogia
(Rosiani Tortola Bonini)
CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A PSICOPEDAGOGIA De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as crianças com necessidades especiais devem receber da escola um atendimento educacional com base na psicopedagogia diante das dificuldades de aprendizagem escolar. O enfoque psicopedagógico acredita que as crianças podem aprender pois suas inteligências são múltiplas, isso significa que, cabe a escola e mais diretamente aos professores, verificar qual é a maneira que determinada criança consegue aprender e à partir daí trabalhar de forma diferente. É claro que uma criança com necessidades especiais aprende num ritmo diferente das demais e esse ritmo depende das possibilidades físicas e cognitivas que apresentam. Diante desse fato, o professor não pode avaliar uma criança especial da mesma maneira que avalia uma criança apresentada como normal, a própria LDB coloca essa questão, e isso não significa também, negligenciar o ensino dessa criança especial, subestimando sua inteligência. Diferente de como muitas pessoas vêem, as crianças com necessidades especiais são diferentes e normais ao mesmo tempo e não incapacitadas e anormais, como muita gente julga, inclusive professores. Pais e professores devem observar seus filhos e alunos, pois o atraso escolar pode significar algum índice de dificuldades de aprendizagem, ás vezes essa criança apresenta necessidades especiais e enquanto são ditas como “indisciplinadas”, “burras”, “mal educadas”, o quadro pode piorar cada vez mais, portanto toda criança que demonstrar problemas em aprendizagem, não importa o tipo de comportamento que esta esteja apresentando, deve ser observada com muita atenção e encaminhada para tratamento o mais cedo possível.
Resumos Relacionados
- Caminhos Para A Inclusão
- A Educação Especial Atual 1ª Fase
- Tdah Na Escola (matando Um LeÃo A Cada Dia)
- Nenhuma Criança é Estúpida
- Psicopedagogia Educacional
|
|