BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Autor
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


As Inteligências Múltiplas E Seus Estímulos
(Celso Antunes)

Publicidade
ANTUNES,Celso, As inteligências Múltiplas e seus estímulos". Campinas,São Paulo:Papirus,1998.- (Coleção Papirus Educação) ISBN 85-308-0512-7-137p.

É uma obra de grande importâcia para quem se dedica ao processo de educar, tanto para os pais como professores, psicopedagogos, psicólogos e outros especialistas educacionais.O autor expõe de forma clara e de fácil entendimento as idéias de Howard Gardner sobre as múltiplas inteligências que o ser humano possui. Afirma que o profissional da educação, deve estar atento às manifestações das mesmas, dentro do processo de aprendizagem. Antunes explica,uma a uma, as inteligências já estudadas por Gardner.Explica sobre o que seja a inteligência e as possibilidades da mesma aumentar, envelhecer e as oportunidades que o cérebro humano abre,em determinadas fases de desenvolvimento, na aprendizagem de uma criança. A este processo ele nomeia como uma "janela de oprtunidades" que é quando a criança estrá pronta a se desenvolver , nos tipos de inteligências que possui. Um educador precisa ajudar seus alunos a desenvolver suas aptidões para aquelas que possui, ou desenvolver a um nível adequado as que tem mais dificuldades.Antunes faz uma relação entre a memória e a capacidade de concentração que se possui, bem como da inteligência e da aprendizagem.Explana sobre o "construtivismo" de Piaget e Emília Ferreiro de forma suscinta e aponta os melhores meios de se educar as diversas inteligências. As mesmas devem ser desenvolvidas e utilizadas à favor da pessoa e da sociedade, em que esta convive.Por intermédio de questões simples, o autor vai colocando as diferentes inteligências e quais os melhores procedimentos que o educador deve utilizar para que as desenvolva em sala de aula.De leitura agradável e rápida, a obra abre um amplo leque para todos que queira compreender e trabalhar com a inteligência humana.Dá uma visão mais nítida sobre estas manifestações da inteligência, que muitas vezes passam desapercebidas das pessoas que desejam educar e desenvolver uma criança de forma muito mais ampla.A inteligência, para o autor, precisa ser estimulada e tendo em vista que é possível desenvolver sempre mais, terá o educador, meios para ampliá-la ajudando a criança a se desenvolver plenamente.



Resumos Relacionados


- A Escola Como Fator De Desenvolvimento

- A Escola Como Fator De Desenvolvimento

- Pedagogia Da Autonomia

- Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

- Reflexões Sobre Alfabetização



Passei.com.br | Portal da Programação | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia