BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Virando A Própria Mesa
(Ricardo Semler)

Publicidade
Semler relata sua trajetória do período escolar até a faculdade, onde mostra tudo que aprendeu para chegar onde está, embora sempre com a característica da desobediência civil e liberdade. Procurou mostrar o quanto é importante a autodeterminação, a autoconfiança e a predisposição para buscar o sucesso.
Ao assumir um cargo de executivo na empresa de seu pai, anota os pontos a serem mudados ou readequados, adotando estilos e regras totalmente diferenciadas e atualizadas, fazendo com que a empresa, em pouco tempo, tomasse novos rumos, tornando-se forte e competitiva. Para Semler o que a vida oferece de mais fascinante é o aprendizado.
Na seqüência, relata a história da desgastante e difícil travessia de determinada época, no início de 1981, quando uma crise afetou drasticamente a empresa, e não havia meios de diversificar produtos e serviços. O jeito foi demitir cargos de liderança e chefias, descontar duplicatas, fugir dos bancos credores e vasculhar gavetas, procurando documentos para saber o que haviam tratado com os clientes.
Em 1982, com a empresa recuperada, foram sendo negociadas algumas fusões e incorporações. A partir do quarto capítulo, o autor descreve a linha de pensamento que norteia o restante do livro, tratando de diversos pontos importantes na administração de uma empresa.
Para Semler, o segredo para perpetuar o sucesso está em três estratégias óbvias como: a capacidade de enxergar a necessidade de mudanças, obter a efetiva participação dos funcionários e ter uma linha de conduta administrativa flexível e aberta ás transformações.
O paternalismo existente nas empresas, estruturadas como familiares, impede a evolução administrativa no que Se refere á crescente competitividade internacional. Não que a administração familiar seja ruim, quase todas as multinacionais tiveram fundação familiar, mas para expandir se tornaram autônomas.
A principal barreira que as empresas encontram é a insatisfação dos funcionários no que se refere á realização profissional, pois o funcionário fica frustrado ao perceber que é um mero executor de tarefas e que não tem poder quanto ás tomadas de decisão. Outra barreira está relacionada com o lado psicológico e de visão dos funcionários com relação a empresa. Semler destaca que as pessoas são seu maior ativo, mas para que isto seja verdadeiro é necessário que a área de recursos humanos seja vista com destaque na empresa.
Quanto ao marketing da empresa, o autor diz que marketing adequado é aquele que examina o ambiente externo, procurando mudanças no comportamento das pessoas e inserindo um produto numa necessidade existente ou emergente. Outro fator importante é o respeito para com o consumidor. As indústrias no Brasil são acomodadas porque não enfrentam acirradamente a concorrência direta de produtos internacionais, em razão da política protecionista que dificulta as importações.
Todos os conceitos e conselhos deste livro servem de base para o funcionamento da Semco. As empresas que não estiverem preparadas fatalmente naufragarão.



Resumos Relacionados


- Virando A Própria Mesa

- Www.hsm.com.br

- Mundo Corporativo

- Marketing De Relacionamento

- Relatorio De Planejamento De Marketing



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia