O que faço se me sentir desconfortável a falar sobre sexo?
(Site; composto pelo próprio)
Esta é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos pais quando os seus filhos deixam de ser crianças e passam a ser adolescentes: O que faço se me sentir desconfortável a falar sobre sexo?
Muitos de nós fomos ensinados que o sexo era uma porcaria
Muitos de nós temos medo de não ter todas as respostas;
É difícil admitir que os nossos filhos são sexuados;
É ainda mais difícil admitir que somos sexuados;
Muitos sentimos receio dos sentimentos sexuais entre nós e os nossos filhos.
Mesmo assim podemos ajudar os nossos filhos a sentirem-se confortáveis com a sua sexualidade. A melhor maneira é ter com eles uma conversa aberta sobre os nossos próprios sentimentos. Ser honestos com eles permite-lhes serem-no connosco. Pode começar por dizer algo como: "É difícil para mim conversar sobre isto. Os meus pais e eu nunca discutimos estes assuntos. Mas eu quero conversar contigo".
A aprendizagem do sexo é gradual, ao longo de toda a vida, um processo continuado desde a infância. Uma conversa sobre "bebés e abelhas" não dá às crianças informação e valores que desejamos que apreendam. Deixe que as conversas sobre sexo e sexualidade sejam um assunto do dia a dia na sua casa.
Faça o que fizer, não encubra os seus sentimentos e não evite o assunto. Isso tornará pior a questão. Não espere que o seu filho chegue a uma certa idade e não espere que ele lhe pergunte - comece a conversa e seja aberto desde o princípio. Dar informação útil ao seu filho é tão importante como dar-lhe comida, protecção ou amor.
Resumos Relacionados
- Os Desafios De Ser Adolescente.
- Dicionário Da Sexualidade
- Sexualidade Infantil
- Sexo, Um Tabú?
- O Respeito E O Desenvolvimento Da Confiança
|
|