Cada qual em seu lugar
(Ricardo Alves)
Não digo que a ciência só trata daquilo que é mensurável, palpável e
diretamente observável. Mas a ciência não se cinge ao que é físico no
sentido tátil do termo. A ciência cinge-se simplesmente àquilo que é
real. Não precisa de ter forma física, só precisa ter existência,
desempenhar um papel na física, mas não precisa ter existência palpável.
A questão é que, se algo existe, então… existe. E se existe, tem de ter
alguma forma de se manifestar. E é aí que os cientistas
“pecam”. Pois já que nem todas as coisas
precisam se manifestar de forma tátil, elas tem de se revelar ao mundo
de alguma forma (nem que indireta) e é essa forma que a ciência
presunçosamente quer descobrir.
Certo. A grande maioria dos
cientistas tem a convicção que qualquer “fenômeno” pode ser descrito
por funções matemáticas. Eles acham que se Deus existe, então tem de
existir de alguma forma. Pode ser imaterial, pode ser na forma uma
corrente eletromagnética, pode ser como uma aura. Mas não se pode
furtar à ciência, porque a ciência debruça-se exatamente sobre aquilo
que existe.
Porém, a existência divina não é subordinada à
lógica. A resposta desta questão foge ao alcance da ciência, pois na
relação com o transcendente, a razão é um complemento e não a essência.
Mas
aí qualquer cético diria:"Agora esse fundamentalista apela para o
reducionismo!! É fácil demais afirmar que a existência de Deus não pode
ser verificada, assim como sua não existência". Então eu digo:Boa
conclusão. A função da ciência é compreender o mundo à nossa volta, é
um método cujo objetivo é bem claro: o conhecimento. Só que nem todo
conhecimento é acessível a ela. Afinal, alguém tenta assistir uma fita
VHS através de um DVD player?! Alguns até tentam fazer essa conversão
de formatos, mas a qualidade nunca é
satisfatória.
Resumindo: A ciência é competente
para explicar fatos do mundo natural, mas não para explicar o arquiteto
de tal mundo, já que este não o contém.
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