O Caçador de pipas
(Khaled Hosseini)
A história se passa em Cabul, e retrata a vida de dois meninos que crescem juntos tal qual irmãos. A diferença entre eles é que Amir é filho do patrão, dono da casa onde mora Hassan, o filho do empregado. Ambos adoram pipas, tanto empiná-las quanto caçá-las, sendo este ultimo, especialidade de Hassan.
Certo dia, após vencerem um torneio de pipas disputadíssimo, Amir pede a Hassan que apanhe a pipa perdedora, trabalho este que o garoto sai empenhado em realizar após um largo sorriso e a frase:
- Por você, faria isso mil vezes.
E consegue a tal pipa.
Porém Hassan demorara a voltar para casa e Amir fora procurá-lo. O encontra em uma terrível situação.
Assef, um garoto temido pelos outros e dono de uma richa com os garotos agora o cercava querendo a pipa. Porém, Hassan era fiel demais para deixarem levar a pipa de seu patrãozinho, o que lhe custou a integridade física, que por meio de um estupro, foi abalada.
Amir não o ajudou, não interferiu, não impediu e isso fez com que se sentisse culpado e incomodadop com a presença de Hassan.
Logo teve a idéia de culpar Hassan de um roubo, assim seu pai os mandaria embora. E conseguiu o que queria. Com Ali (o pai de Hassan) e Hassan fora de casa; uma guerra começando; mortes e mais mortes; Amir e seu pai se mudam para San Francisco CA, onde o pai do menino passa seus ultimos anos de vida.
Amir volta ao Afeganistão por meio de uma ligação de um antigo amigo de seu pai, disposto a mudar o passado, por descobrir que Hassan é seu irmão. Resgata o filho de Hassan, uma vez que o mesmo morrera devido a um comportamento dissimulado com os Talibãs, e o leva para Califórnia, onde vivem felizes, Amir, Sohrab (o tal menino) e Soraya, a esposa afegã que Amir conheceu nos EUA.
Resumos Relacionados
- O Caçador De Pipas
- O Caçador De Pipas
- O Caçador De Pipas
- O Caçador De Pipas
- O Caçador De Pipas
|
|