Rumo á Marte
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Rumo á Marte
A sonda espacial Mars Polar Lander estudou o clima do planeta, achando indícios de que nele teria havido vida primitiva. O planeta possui calotas permanentes de gelo em ambos os pólos. No inverno, há formação de calotas temporárias. O trabalho da sonda se iniciou no final da primavera de Marte e foi até o verão.
Objetivos da missão – Obter imagens do pólo sul do planeta para determinar o tipo de solo e sua composição mineral. Coletar e enviar dados sobre o clima. Analisar amostras de solo em busca de evidências de água, gelo e outros compostos em estado aquoso. Medir a intensidade do vento, da temperatura, da pressão e umidade da região polar. Detectar neve ou vapor d’água e estudar a formação de gelo em Marte. Escavar a superfície para estudar suas camadas de relevo.
Massa: 615 kg.
Veículo de lançamento: Foguete Delta 2. Após o lançamento a sonda se desprende do último estágio do foguete, abre seus painéis solares e inicia uma jornada de 11 meses a Marte. Cerca de 15 dias após o lançamento, o centro de controle na Terra ajusta sua trajetória. Ao entrar em órbita a uma velocidade de cerca de 25.200 km por hora a sonda abre um pára-quedas e ativa um propulsor para diminuir a velocidade de descida para cerca de 8,64 km p/h.
Uma parafernália eletrônica: Braço robótico; um mecanismo com 2 metros de comprimento, câmera, medidor de temperatura. Analisador termal e de expansão de gases. Sensores de gás e calor para determinar as concentrações de gelo e de gases voláteis em amostras da superfície obtidas ou filmadas pelo braço robótico. Os painéis solares captam os raios solares e os transformam em energia elétrica para o funcionamento da sonda. Imageador da superfície é uma câmera colorida acoplada a estrutura de metal. Mas há também muitos outros dispositivos.
Resumos Relacionados
- Nasa Adiou O Vôo De Nova Sonda Marciana
- Astronáutica - 3ª Parte
- Planeta Vermelho Tem Agua Salgada
- Água E Metano, Sinais De Vida Em Marte?
- Www.bbc.com
|
|