O AUTO DA BARCA DO INFERNO - completo
(GIL VICENTE)
A obra conta à história de pessoas que após a morte vão para o juízo final e lá se deparam com duas barcas, uma das barcas vai para as profundezas do inferno que é escura e macabra , toda preta e tem como condutor o Diabo, e a outra barca como condutor o Anjo é bem clara e bonita e vai para o reino celeste.
Quando as pessoas morrem elas passam pelas duas barcas, o Diabo tenta a todo custo convencer a todos que o seu lugar é na sua barca, que todos são mais do que pecadores e que não possuem seu lugar na barca do Anjo, as pessoas tentam argumentar e mesmo assim se dirigem até a barca do Anjo e tentam embarcar, mas o Anjo impede dizendo que eles pertencem à barca do Diabo.
Todos os personagens chegam carregados o que demonstra o seu apego aos bens materiais, os que não trazem consigo, imploram para voltar e busca-los.
Seus personagens são:
O Fidalgo que é condenado pois vivia diante de tanta luxúria e tirania.
O Agiota , condenado por ganância e avareza.
O Parvo, um personagem bobo, ingênuo e humilde, este o Diabo tenta levar a todo custo, mas ele vai até a barca do Anjo que permite a sua entrada na barca já que não cometeu pecados em sua vida.
O Sapateiro, condenado por enganar a muitas pessoas, cobrar a mais pelo serviço executado, este vem carregado com muitos apetreixos da sua função que são considerados como “seus pecados”. Este ainda se arrepende de ter contribuído com dízimos à Igreja e de ter comungado, se confessado, ter perdido seu tempo assistindo missas, já que não serviriam de nada agora.
O Frade, que chega junto com a sua amante, por ter sido religioso acha que todos os seus pecados tem perdão e fica ofendido quando o Diabo fala que é na sua barca o seu lugar, então este também tenta a todo custo embarcar na Barca do Anjo.
Brísida Vaz, alcoviteira e feiticeira, esta é condenada por induzir as meninas à prostituição e enganar seus clientes, alem dos feitiços executados.
O Judeu com o seu bode, este nem o Diabo quer levar e manda-o ir procurar a barca do Anjo que também o recusa, por ter sido cristão, mas no final o Diabo o aceita junto com o seu bode.
O corregedor e o Procurador, estes condenados por manipular processos e enganar a população.
O Enforcado, que por ter sido enforcado acredita que teve o seu perdão, mas também é condenado a barca do inferno por ter sido corrupto.
Quatro cavalheiros chegam por último cantarolando e vão direto à barca do Anjo e são aceitos, pois morreram em batalha defendendo o cristianismo.
Resumos Relacionados
- Auto Da Barca Do Inferno - Gil Vicente
- Auto Da Barca Do Inferno
- Auto Da Barca Do Inferno
- Auto Da Barca Do Inferno
- Auto Da Barca Do Inferno
|
|