Brasileiros Notáveis
(Sebastião Acassio Luiz)
Machado de Assis
Mulato, de origem humilde, nasceu a 21 de junho de 139, no Rio de Janeiro.
Foi sacristão da Igreja de Lampadosa e cursou o primário numa escola de São Cristóvão. Em 1856, foi trabalhar como aprendiz na Tipografia Nacional e em 1858, foi para a Tipografia de Paula Brito, onde, em contato co intelectuais, demonstrou admirável tendência para a literatura. Colaborou nos melhores jornais da época, como: Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro, etc.
Em 1872 exerceu a função de Primeiro Oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas e em 1880 foi nomeado Oficial de Gabinete do Ministro da Agricultura. Oito anos mais tarde, foi elevado à categoriae Oficial da Ordem da Rosa. Fou um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, sendo escolhido como primeiro presidente em 1896.
Embora tendo surgido como poeta romântico, destacou-se nos meios literários como contista e romancista. Sua obra é muito variada, incluindo romances, crônicas, poesia, teatro, contos, dramas e comédias. Destacam-se: "Tu, Só Tu", "Puro Amor" (teatro); "Círculo Vicioso", "A Mosca Azul (composições); ""Papéis Avulsos", ""Histórias Sem Data" (contos); "Ressurreição", "Helena", ""A Mão e a Luva", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (romances).
Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.
Resumos Relacionados
- Conheça Mais Sobre O Autor Machado De Assis
- Machado De Assis [biografia]
- Machado De Assis
- O Homem De Várias Faces
- Machado De Assis
|
|