Especialistas levam a melhor
(Advogado)
O título acima foi o chamativo de matéria publicada no Consultor Jurídico no último 19 de abril. Vale a pena considerar. Segundo o artigo, os advogados iniciantes, aqueles com ate cinco anos de inscrição na OAB representam 38% dos advogados do Brasil, totalizando aproximadamente 200 mil profissionais. Desses, estariam em melhor situação aqueles que optaram por uma área e se especializaram.
Sugerindo áreas como recuperações judiciais, meio ambiente, gás e energia, questões fundiárias e mineração, a autora aconselha ao advogado iniciante a olhar para esses nichos e buscar sua capacitação com foco.
Da mesma maneira, o advogado M.A. Miranda Guimarães no livro Escritórios de Advocacia, que já citei aqui, apoiando a idéia da especialização, menciona que nenhum escritório consegue competir com um conjunto de 10 a 20 especialistas, com experiência em um assunto, praticando há anos, tradicionalmente em uma área difícil e importante. Mais, a especialização diminui a concorrência entre colegas, na medida em que, ao ser reconhecido como especilista, você acabará sendo indicado pelos advogados que militam em outras áreas.
Importante: o especialista quando se considera a prática profissional da advocacia, não é apenas aquele que recebeu o título acadêmico, mas principalmente o que se dedica ao estudo e investigação de determinada área e, com seu trabalho, adquire a reputação de ter soluções em sua área.
Aqui volto a lembrar que uma das providências a tomar será procurar a ESA. Mas não só isso. Procure, investigue, estude. Sua carreira está toda aí para ser construída. Por você.
Resumos Relacionados
- Petição Inicial
- Quando Recorrer A Um Advogado?
- Advogado Área Penal, Uma Profissão Que Exige Muita Experiência!
- Como Encontrar Um Bom Escritório De Advocacia
- Guia Do Estudante: Direito Ainda Vale A Pena?
|
|