Identificação das práticas de lazer: estudo com crianças do 1º ciclo d
(Pedro; C.; S.)
Este estudo procura identificar as práticas de lazer e tempos livres desenvolvidas pelas crianças do primeiro ciclo da cidade de Valpaços. Com base na aplicação de um questionário a 156 crianças, com idades entre os 7 e os 12 anos, a autora constata que a actividade orientada mais frequente é a catequese. No topo das actividades não orientadas encontra-se a prática desportiva.
Os dados obtidos permitem ainda afirmar que a maioria das crianças está satisfeita com a actividade que realiza nos seus tempos livres. A finalizar, a autora aponta a importância das actividades de tempos livres não serem impostas pelos adultos, advertindo para o papel dos municípios na criação de espaços de ar livre que possam constituir uma alternativa para as actividades de tempos livres das crianças.
Para uma análise aprofundada:Pedro, C., S. (2005). Identificação das prácticas de lazer: estudo com crianças do 1º ciclo do ensino básico de Valpaços. Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança-Educação Física e Lazer. Universidade do Minho: Instituto de Estudos da Criança. Acedido em 15 de Setembro de 2008, de: http://hdl.handle.net/1822/4843
Resumos Relacionados
- Atl Actividades De Tempo Livre Sem Tempo Nem Liberdade
- Actividades De Tempos Livres
- Estudo Descritivo Das Actividades De Tempos Livres No Atl- Um Estudo D
- Nada Para Fazer? Um Estudo Sobre As Actividades No Tempo Livre.
- Contextos Diferenciados Para A Ocupação De Tempos Livres
|
|