Dom Casmurro
(Machado de Assis)
Publicado em 1899, Dom Casmurro é um dos livros mais traduzidos para outros idiomas da literatura brasileira.
É importante sempre relatar que o romance psicológico foi escrito em primeira pessoa, onde quem conta a história é Bentinho, o próprio Dom Casmurro.
Retrata de uma linda forma o amor de Bento Santiago ( Bentinho ) por Capitú, que conta de quando eram crianças ainda, e Dona Glória havia feito uma promessa onde Bentinho teria que ir para o Seminário virar padre, tendo assim que desistir de seu amor por Capitú. Depois de uma longa história no seminário, e de conhecer seu até então melhor amigo ( Escobar ), Dona Gloria morre e Bentinho desiste da vida no seminário e decide casar com Capitú.
Mas apartir desse momento começa o trama da história, onde Bentinho começa a indagar se teria ou não sido traído por Capitú. Escobar morre, e então nasce o filho de Capitú, com fortes traços de Escobar ( no olhar de Bentinho, que é quem conta a história ), com os traços físicos muito parecido com o mesmo, Bentinho não esconde sua dúvido se foi traído ou não.
Ao fim da história, todos morrem e o único que fica vivo é o próprio Bentinho, que tem consigo apenas as lembranças do passado.
Os lados da história:
Argumentos de Bentinho : Bentinho conta que no enterro de Escobar Capitú tentava não demonstrar o que estava sentindo.
Que Capitú sempre era o lado forte dos dois, enquanto Bentinho era frágil.
Capitú sempre foi indicada por ser uma mulher sensual, dando margem ao fato da traicão.
Capitú ( Lembra Capeta ), enquanto Bento ( Lembra benção ) e Santiago ( Lembra Santo + Iago, que é do livro de Willian Shakespears. Otelo, fala sobre traição também ), remetendo tudo a traição de Capitú.
Argumentos de Capitú: Bentinho conta a história, e é um grande advogado pode estar perssuadindo a quem está lendo.
Bentinho estava tomado por um grande ciúme e pode estar vendo coisas.
Não há em nenhuma parte do livro algo que realmente comprove a traição.
Resumos Relacionados
- Dom Casmurro
- D.casmurro
- Resumo Do Livro Dom Casmurro, De Machado De Assis
- Dom Casmurro
- Dom Casmurro
|
|