Nacional Socialismo
(Filipe Aragão)
Foi uma forma de fascismo adoptada na Alemanha por Adolfo Hitler, líder de um partido denominado Partido Nacional Socialismo dos Trabalhadores Alemães, mas mais frequentemente denominado Partido Nazi.
A característica mais importante e desagradável do nacional socialismo era a sua confessa crença na superioridade dos povos germânicos, ou nórdicos, que designavam por “arianos”.
De acordo com as suas doutrinas, todas as raças podiam ser classificadas numa escala descendente, com os arianos no topo e os judeus e negros no fundo.
Embora essas crenças fossem falsas e totalmente sem fundamento, quando os nazis subiram ao poder, as suas ideias sobre uma “raça escolhida” composta por alemães acabaram por provocar a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Hitler tornou-se Führer (líder) do país e pouco depois iniciava medidas cruéis e desumanas contra judeus, ciganos e outros.
Na opinião dos nazis, os judeus, eram a causa de todos os males que tinham assolado a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial.
Seriam derrubados e o Terceiro Reich, pois era assim que o regime se designava a si próprio, duraria mil anos.
Em resultado destas doutrinas, mais de seis milhões de judeus foram massacrados em campos de concentração.
Hitler subiu ao poder em 1933 e no ano seguinte todos os partidos, excepto o Nazi, foram ilegalizados.
O Regime caiu depois da Alemanha ter sido derrotada em 1945 e de Hitler se ter suicidado.
Resumos Relacionados
- Holocausto
- Arquitetura Da Destruição
- Totalitarismo(nazismo)
- Quem Foi Adolf Hitler?
- Pátria
|
|