Água -CICLO HIDROLÓGICO (Dic. Geológico-Geomorfológico)
(Antonio T. Guerra)
A água é um composto químico formado de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Ela é usada como uma unidade de medida de densidade; serve como escala para medir uma temperatura em graus Celsius que vai de 0º para sua solidificação e a 100º C para a ebulição.
A água é um agente modelador de superfícies - pela erosão ela destroe os relevos altos, nivelando-os e pela sedimentação constrói planícies de sedimentação com os detritos que são levados pelas enxurradas ou transportados pela correnteza dos rios. As águas correntes não são puras; elas são formadas de uma dissolução aquosa de vários sais, ácido carbônico e materiais orgânicos.
O constante movimento das águas determina o escoamento em forma de lençol difuso ou sob a forma concentrada como nos rios. Está presente na atmosfera em forma de vapor e pode se manifestar em forma de orvalho, sereno, garoa, névoa, neve, granizo e chuva. Na superfície do solo (rios, lagos, mares, oceanos) e no subsolo (lençóis aquíferos) ela está em forma líquida.
O ciclo hidrológico tem origem na evaporação, seguida pela infiltração após a queda, e o escoamento superficial de parte da água, dando início a um novo processo de evaporação retornando à atmosfera num processo contínuo, condicionado ao aquecimento que produz a evaporação e aos ventos que distribuem essa umidade. As águas superficiais circulam conforme condições geomorfológicas ambientais tendendo a ocupar espaços mais baixos, ora acumulando-se ora indo alimentar outros rios, lagos e/ ou atingir lagos, mares e oceanos onde também tem seus movimentos constantes e constituindo a maior área líquida de evaporação. Ainda nas superfícies continentais temos as geleiras no alto de montanhas mesmo nas regiões tropicais, e nas regiões polares.Destas geleiras polares costumam desprender-se por ação do peso, grandes blocos de gelo - os iceberg - que se deslocam para alto mar onde acabam derretendo; há também a formação de camada de gelo na superfície do oceanos nas regiões polares que na primavera-verão se fraturam naturalmente e derretem - são os floesgergs. As infiltração dão origem aos lençóis aquiferos, fontes e mananciais, uns são mais superficiais que outros; ela também circula sob a superfície do solo com um limite médio de 10 a 12 km segundo a maioria dos estudiosos; outros afirmam que o limite possa ir até 100km de profundidade. Tudo depende do tipo de rochas que formam o subsolo.
Segundo os diferentes tipos de sais minerais contidos nas águas, elas podem ser: - alcalinas como as encontradas em Águas da Prata e Cambuquira; magnesianas (São Lourenço); sulfídricas (Araxá e Poços de Caldas); termais (Caldas Novas, Rio Quente), etc.
Segundo Suess existem as águas juvenis que são provenientes de fontes de origem magmática e que ainda não fazem parte do ciclo hidrológico. São resultantes do lento e contínuo processo de desprendimento de gases do interior da Terra.
As plantas, os animais e os seres humanos não só dependem do precioso líquido como também contribuem no processo de circulação das águas.
Resumos Relacionados
- O Que é Neblina?
- Como Ocorre A Chuva, O Granizo E O Floco De Neve?
- Mundos Gelados
- Os Climas E Formação De Vegetais
- Ciclo Da Água
|
|