Inventem-se Novos Pais
(Daniel Sampaio)
O livro Inventem-se Novos Pais é da autoria de Daniel Sampaio e foi originalmente publicado em 2001 . Esta obra centra-se no tema do papel dos pais nos tempos que correm e procura mostrar algumas perspectivas das possiveis dificuldades existentes entre pais e filhos.
O livro inicia-se com uma breve descrição de vários tipos comportamentais de crianças que se podem encontrar nos dias de hoje. São vários os retratos descritos pelo autor como por exemplo: "os amélias", "os cromos do estudo" ou os "última fila". Depois desta tipificação feita com algum humor, o livro incluí um capítulo sobre pais, adolescentes e a relação entre eles. Neste capítulo Sampaio procura descrever as diversas transformações que os jovens passam neste periodo da vida e os desafios que representam para os pais. São abordadas diversas problemáticas relativas tanto ao desenvolvimento físico como ao psicológico.
O capítulo seguinte apresenta-se como uma conversa com uma família sobre a adolescência actual e mostra como os pais podem desenvolver relações equilibradas que se possam adaptar ás exigências da vida do dia a dia actual numa sociedade que vive velozmente e centrada sobre o material.
O quinto capítulo do livro Invemtem-se Novos Pais foca as questões do divórcio e da recontrução destas famílias com filhos. Apresenta dois diálogos com duas famílias diferentes com filhos adolescentes onde o autor procura identificar as dificuldades que cada uma dessas famílias tem tido na gestão dos papeis parentais e educativos.
A parte final da obra, aborda a temática de jovens com problemas depressivos e perturbações alimentares, mais concretamente a anorexia nervosa. Este capítulo procura mostrar quais os sinais que os pais devem ter em conta para identificar este tipo de problemas nos filhos e os poder ajudar. O livro termina com algumas reflexões sobre a escola e a aprendizagem e o papel dos pais como parte do processo educativo.
Este livro, é mais uma excelente obra de Sampaio baseada na sua experiência como terapeuta e pai, alertando para a necessidade de os pais compreenderem o seu papel nos dias que correm, ou seja, para novos filhos são necessários novos pais. Um guia muito útil que apela à reflexão sobre questões essênciais e actuais para quem tem filhos jovens ou é educador.
Resumos Relacionados
- Preciso De Ti
- Antes Que Elas Cresçam
- Os Desafios De Ser Adolescente.
- Livro De ReclamaÇÕes Das CrianÇas
- Vagabundos De Nós - Homossexualidade
|
|