O METAL
(Dr Hugo Schleisinger e Pe. Humberto Porto)
Metal - nome comum dado aos elementos químicos eletropositivos, em geral sólidos, brilhantes, bons condutores de calor e eletricidade.
O metal tem duplo aspecto simbólico: um ameaçador e outro associativo. No seu aspecto bom, positivo, ele tem o poder transformador. No sentido negativo está ligado aos ínferos, ou à forja no fogo subterrâneo (Vulcano). O ritual secreto do derretimento e coagulação hermético, pela influência alternada do Yang (céu) e Yin (terra) é praticado na China milenar. A aliança dos metais é obtida no fogo depurador. Conforme as Ciências Ocultas, há sete metais ligados a cada um dos planetas do Sistema Solar, com destaque para o Ouro que depende do Sol, e da Prata que depende da Lua. Eles são considerados os dois metais perfeitos. A seguir temos o mercúrio associado ao planeta Mercúrio; o chumbo associado a Saturno; o estanho, a Júpiter; o ferro, a Marte; e o cobre, a Vênus. Na mitologia temos a hierarquia dos metais segundo as raças e as idades: do ouro, prata, cobre, bronze e ferro.
Os metais simbolizam as energias cósmicas solidificadas e condensadas. O rito iniciático e simbólico contido no derretimentos dos metais representava o despojamento ou a inocência original. Era a prática da Alquimia. Esse ritual antigo permitia a observação dos elementos e fenômenos da natureza, e sua prática foi perseguida por envolver erros e extravagâncias. A partir do século XVIII, os estudos foram organizados metodicamente levando à ciência denominada Química, substituindo a Alquimia ritualística.
Resumos Relacionados
- Química
- Teoria Da Nuvem Eletrônica
- Www.lafiorela.com.br
- A Alquimia E A Pedra Filosofal
- Reações De Oxi-redução
|
|