O filho da Revolução
()
Napoleão era um general do Exército francês. Sua genialidade militar cedo se manifestou. Em 1793, sob seu comando, as tropas francesas derrotaram as inglesas e as expulsaram da França.. Admirados com tal feito, o promoveram a general.
A burguesia o temia pela sua simpatia às causas populares. Por isso, ele foi destituído da posição de general quando ela retornou o poder, em 1795.
A habilidade tática do jovem militar, no entanto, não permitia que ele fosse ignorado quando surgiram novas guerras no final do século XVIII.
Em 1796, Napoleão foi enviado para o combate das forças austríacas sediadas na Itália. Os austríacos foram derrotados, uma grande parte do território italiano foi conquistada, e ele ainda obrigou o papa a assinar um tratado de paz. O povo francês vibrava com a audácia de seu jovem combatente.
Ao retornar á França Napoleão foi recebido como um grande herói nacional. Era então, o orgulho do povo francês e representante maior de seus valores, idéias e conquistas.
Napoleão foi um dos muitos cidadãos beneficiados pela Revolução Francesa.
Tendo um gigantesco prestígio popular e um exército fiel sob seu comando, Napoleão logo passaria a ser visto pelo governo burguês como um poderoso trunfo para a manutenção de seus interesses.
Assim, a burguesia estimulou Napoleão a tomar o poder. Em 09 novembro de 1799, com o apoio do exército, o jovem general tomou o poder.
Resumos Relacionados
- As Guerras Napoleónicas
- O Império De Bonaparte
- 3ª Fase Do Período Napoleônico – Governo Dos Cem Dias
- O Governo De Napoleão
- 1ª Fase Do Governo Napoleônico
|
|