The Critial path - Building Strategic Performance through time
(WARREN; KIM)
O texto Performance through time busca analisar alguns questionamentos sobre o desempenho de maneira objetiva. Ele avalia as direções que o mundo dos negócios estão tomando, as políticas e estratégias adequadas para conduzir as firmas além da busca de medidas e ferramentas que visam o aperfeiçoamento do desempenho. O autor esclarece as contribuições que a estratégia pode proporcionar, explica de que forma o desempenho da empresa através dos anos é crucial para a permanência no mercado; a melhor maneira de contornar as limitações de recursos, e fornece técnicas e práticas de desenvolvimento da visão baseada no tempo para enfrentar os desafios futuros.
Warren enaltece, sobretudo a importância do tempo na empresa, o qual se configura como um dos aspectos chaves de uma organização para se elaborar uma estratégia adequada, deve-se analisar a história da empresa, pois o que você pode alcançar no futuro depende do que você possui hoje, e o que a empresa possui hoje está relacionado a todos os esforços e recursos que foram despendidos no passado. Quando as causas de desempenho não são conhecidas, sejam elas positivas ou negativas, a firma provavelmente irá realizar piores escolhas para seu futuro.
Apesar de todos os avanços direcionados ao aprimoramento e formulações de estratégias empresariais, é notório que ainda existem problemas com as ferramentas de estratégia. Princípios simples de visões estratégicas e de planos estratégicos ampliam a possibilidade de diferentes interpretações, o que aumenta as distorções da idéia original. As falhas nas ferramentas proporcionam errôneas abordagens para o controle de desempenho, tais como gestão baseada em valor e balanced scorecard. Para entender o potencial do valor de uma boa abordagem, é imprescindível que se identifique os problemas com as atuais abordagens da estratégia.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. O termo SWOT é composta de quatro aspectos as serem analisados: de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No ambiente interno (Forças e Fraquezas) – caracterizado pelos aspectos, que diferenciam a empresa dos seus concorrentes. No ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) corresponde às perspectivas de evolução de mercado. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O texto aborda de maneira interessante e conveniente sobre a forma como o administrador deve gerenciar seus recursos para construir e conservar uma estratégia, ordenando seus bens tangíveis e intangíveis de maneira independente ao longo do tempo, para assim alcançar seus objetivos. Utilizando-se de diagnósticos de performance é possível perceber a evolução da empresa com determinadas estratégias, analisando o market share, retorno do capital, fornecendo portanto um feedback através da avaliação de desempenho ela aumentará suas chances de sucesso ao longo dos anos.
Resumos Relacionados
- Análise Swot
- AnÁlise Swot
- Planejamento Mercadologico
- Introdução A Administração - Planejamento Estratégico
- Planejamento Estrategico
|
|