Nasa descobre novo sistema de planetas
()
O telescópio Kepler está ajudando a ficção científica se transformar em realidade segundo disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. É que no período de 12 maio a 17 setembro de 2009, o telescópio Kepler observou mais de 156.000 astros no seu campo de visão que abrange cerca de 1/400 do céu. Dentro da Via Láctea isso seria comparado a um pingo de chuva no oceano.O telescópio, que pesa pouco mais de uma tonelada e orbita ao redor do Sol a cada 372 dias, foi lançado em 2009 com o objetivo de identificar planetas além do Sistema Solar, sempre com a esperança de encontrar algum com condições de vida. O Kepler está medindo a luz de 100 mil estrelas nas constelações Cisne e Lira. A esperança é encontrar planetas com tamanho e composição semelhantes às da Terra, dentro da chamada zona habitável - quente o suficiente para que exista água líquida, mas não quente demais para abrigar vida.
Kepler já encontrou 1235 potenciais planetas semelhantes à Terra. Destes, 68 são aproximadamente do tamanho da Terra, cerca de 1,25. São chamados exo-Terras. Outros 288 são maiores que a Terra, 662 são do tamanho de Netuno, 165 são do tamanho de Júpiter e 19 são maiores do que Júpiter.
Das exo-Terras, 54 estão circulando na zona habitável ao redor de suas estrelas, podendo ter água em estado líquido em suas superfícies. Cinco delas são ao mesmo tempo do tamanho da Terra e estão orbitando na zona habitável.
"Nós passamos de zero para 68 candidatos a planeta do tamanho da Terra e de zero para 54 candidatos na zona habitável, uma região onde pode existir água líquida na superfície de um planeta. Alguns candidatos até podem ter luas com água líquida," resumiu William Borucki, do Centro de Pesquisas Ames, da NASA e pesquisador da missão Kepler.
O primeiro planeta fora do Sistema Solar - exoplaneta ou planeta extrassolar - foi descoberto em 1995.
A NASA descobriu também um sistema planetário a que batizou de Kepler-11 distante 2 mil anos-luz da Terra com seis pequenos planetas que orbitam ao redor de uma estrela semelhante ao Sol. Os planetas são formados por uma mistura de rochas e gases, possivelmente incluindo água. O Kepler-11 chamou a atenção dos cientistas por estar composto por um elevado número de planetas, de pequenas dimensões e muito próximos uns dos outros. Todos os planetas que orbitam a estrela são maiores que a Terra, com os maiores podendo ser comparados a Urano e Netuno. O Kepler-11 é o maior grupo de planetas orbitando uma única estrela já descoberto fora do nosso sistema solar. Até ao momento foi confirmada a existência de 525 planetas fora do sistema solar. Com os dados do Kepler, astrônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz (UCSC) analisaram a dinâmica orbital deste sistema planetário, cujos resultados apareceram publicados na edição de fevereiro da revista científica "Nature".
Para determinar o tamanho e as massas dos planetas, a equipe analisou as medições realizadas pelo observatório Kepler da Nasa, que captou a luminosidade em transformação da estrela por volta da qual os planetas giram quando passam em frente a ela. O telescópio Kepler continuara suas observações até novembro de 2012,
Resumos Relacionados
- Descoberto Menor Planeta Já Catalogado.
- Astrônomos Americanos Descobrem Novo Planeta
- Novo Planeta Descoberto
- Europeus Acham Menor Planeta Extrassolar
- Astrônomos Identificam Exoplaneta Formado Por água
|
|