A Cidade do Sol
(Khaled Hosseini)
A Cidade do Sol
Khaled Hosseini
Mariam, filha bastarda de Jamil, rico comerciante, e Nana que fora empregada em sua residência, Vive isolada com sua mãe em um casebre esperando a visita semanal de seu pai.
Aos quatorze anos, em uma das visitas de Jamil, que lhe traz jornais e informações dos acontecimentos do resto do mundo, toma conhecimento que o rei Zahir Shah é deposto. O Afeganistão deixa de ser monarquia e passa a ser república.
Perto de completar quinze anos, Mariam pede ao pai que a leve ao cinema de sua propriedade juntamente com os outros dez irmãos, fruto do casamento dele com suas duas outras esposas.
Jamil não comparece ao encontro. A menina num impulso resolve procurá-lo em sua residência, onde não é recebida. Após passar toda uma noite deitada na calçada, o motorista consegue levá-la de volta ao kolbe onde mora com sua mãe que havia se suicidado após sua saída para procurar Jamil.
Tendo ficado órfã, seu pai a leva para sua casa. Em poucos dias as duas esposas de Jamil arranjam um casamento com Rashid, sapateiro que vive em Cabul.
Rashid no início a trata com bondade e consideração esperando que ela lhe dê um filho. Após sucessivos abortos, passa a maltratá-la constantemente.
Dezenove anos depois, na noite em que os comunistas trouxeram os aliados de Daoud Khan, nasce Laila, filha de um professor e pai de outros dois jovens que serviam às forças que lutavam contra os soviéticos.
Laila e Tariq são amigos inseparáveis e vivem na mesma rua que Mariam e Rashid.
Abril de 1992, Laila completa quatorze anos. Os comunistas foram derrotados e o país passou a chamar-se Estado Islâmico do Afeganistão. O conselho foi convocado e sem conseguirem entender-se passaram a lutar entre si.
Com a derrota dos comunistas, a mãe de Laila acorda do torpor em que viveu durante cinco anos chorando a morte de seus dois outros filhos. Na festa promovida pela família, Laila e Tariq descobrem-se apaixonados.
Sob o bombardeio constante entre as forças pashtuns e os hazaras, o amor entre Tariq e Laila aumenta a cada dia, embora não possam sair como antes e o pai de Laila tenha resolvido tirá-la da escola e ele mesmo assumiu a sua educação. Após a morte de sua amiga de infância Giti, Laila veio a conhecer a morte de perto.
Alguns dias depois da festa, Tariq surpreende Laila quando comunica sua viagem e de sua família para fora do Afeganistão, fugindo do bombardeio, quando entregam-se desesperadamente ao amor que sentem um pelo outro.
As forças de Hekmatyar e Massoud enfrentam-se sem trégua. Babi comunica que a mãe de Laila concordou em sair de Cabul. Laila está ajudando a fazer a mudança quando sua casa é atingida pelo bombardeio. Com a morte de seus pais, Laila é socorrida por Rashid e Mariam que a levam para sua casa e cuidam de seus ferimentos. Um mês depois, um homem procura Laila para comunicar a morte de Tariq.
Rashid propõe casamento à Laila sob a alegação que não poderia manter em sua casa uma moça solteira. Indiferente, Laila concorda já que está certa de encontrar-se grávida. A convivência com Mariam torna-se muito difícil devido a amargura desta ao sentir-se preterida.
Com o nascimento de Aziza, Rashid sente profundo desprezo pela filha, pois preferia um menino. O casal passa a brigar constantemente. Em uma dessas brigas Rashid acusa Mariam de incentivar Laila à contrariá-lo. Laila intercede quando o marido delas passa a bater em Mariam.
O medo de que Rashid descubra que Aziza é filha de Tariq motiva Laila a fugir de seu marido juntamente com Mariam. Sendo impossível duas mulheres viajarem sozinhas, pedem ajuda a um passageiro que as entregam ao miliciano que recebe as passagens. A polícia as entregam a Rashid que as torturam até quase à morte.
Em condições de higiene deploráveis, Laila ganha seu filho Zalmai, para alegria e felicidade de seu pai.
Em abril de 2001, a fome e a miséria provocadas pela grande seca que assola o país levaram Rashid a entregar Aziza a um orfanato. Laila visita a filha sempre que pode. Retornando de uma dessas visitas, Laila depara com Tariq em frente à casa de Rashid, após quase dez anos em que se viram pela última vez.
Chegando a casa, Rashid é surpreendido por zalmai que conta da visita de Tariq a sua mãe. Tomado de fúria, Rashid arrasta o filho e o tranca no quarto. Volta-se contra Laila e passa a bater-lhe violentamente. Desesperada, Mariam tenta defender a amiga atacando o homem que a empurra violentamente, apertando o pescoço de Laila que já não reage.
Mariam, convicta que Rashid vai matar sua esposa, corre até o quintal da casa, voltando com uma pá. Acerta duas vezes a cabeça de Rashid que morre. Laila mesmo machucada ajuda esconder o corpo do marido no galpão para que Zalmai não o veja.
Mariam assume a morte de Rashid e entrega-se às autoridades. Após dez dias de prisão é levada à julgamento e condenada à morte no estádio Ghazi.
Tariq, Laila e as duas crianças chegam a Murree, casam-se e vão viver no hotel em que trabalham.
As forças de coalizão conseguem expulsar quase todos os talibãs. Tariq e sua família voltam para Cabul que começa a recuperar-se dos bombardeios. Laila e Tariq passam a trabalhar no orfanato que acolheu Aziza quando descobre que está grávida novamente.
Resumos Relacionados
- A Cidade Do Sol
- A Cidade Do Sol
- A Cidade Do Sol
- A Cidade Do Sol - 3ª Parte (3/3)
- A Cidade Do Sol - 2ª Parte (2/3)
|
|