João PAULO II A UM PASSO DA SANTIFICAÇÃO
(luis cappeletti)
Foi no dia de seu funeral, em 02 de abril de 2005, quando os fiéis levaram cartazes com o pedido de “Santo Súbito” (Santo Já) na Praça de São Pedro, no Vaticano, que se iniciou o processo de beatificação do Papa João Paulo II.
Ignorando as estritas regras da igreja Católica sobre a canonização que impedem os trâmites antes de cinco anos depois da morte do candidato a santo, o Papa Bento XVI iniciou o processo que levou á beatificação ainda em maio de 2005, isto é, um mês após a morte de João Paulo II.
Já para o cardeal suíço Georges Cotier, que foi teólogo na casa papal de João Paulo II por 15 anos, o falecido pontífice se tornará santo rapidamente, ainda que precise ser identificado mais um milagre atribuído a ele. Pois no momento só foi declarado um milagre, da freira francesa Marie Simon- Pierre Normand, que afirma que suas orações para João Paulo II a curaram do mal de Parkinsom.
Uma comissão de médicos e teólogos, cardeais e bispos nomeados pelo Vaticano concluem que a cura da Irmã Marie foi um milagre atribuído a uma intervenção póstuma de João Paulo II e em Janeiro de 2011 o Papa Bento XVI declara a cura como um milagre.
Para fontes oficiais da Igreja a beatificação é uma confirmação da vida santa de Karol Wojtila, mas para muitos críticos esta pressa toda na aceleração do processo, visa a beneficiar a imagem da Igreja Católica, sensivelmente abalada pelos recentes escândalos de abusos sexuais em todo o mundo.
Em Roma, o dia foi de festa para milhares de fiéis e de peregrinos, durante a semana a cidade foi decorada com centenas de cartazes em ônibus, ruas, praças e edifícios públicos com a inscrição “Beatus!” acompanhada da foto do pontífice polonês.
Resumos Relacionados
- São Frei Galvão é Finalmente Canonizado
- O Que é Um Papa?
- Padre Que Morreu,É Absolvido,anistiado E Reabilitado Pelo Vaticano
- O Testamento Do Papa João Paulo Ll. Texto Escrito Em Março De 2000 ...
- Papa
|
|