Linhas De Orientação Para Uma Dieta Saudável
(Briony Thomas)
Tire Prazer Dos Seus Alimentos
O acto de comer deve ser um aspecto agradável da vida. Comer de maneira saudável não significa que alguns alimentos sejam banidos e que outros sejam obrigatórios. Significa apenas a obtenção de um melhor equilíbrio de alimentos na dieta, por forma a maximizar a saúde e minimizar o risco de doença.
Coma Uma Variedade De Refeições Diferentes
Quanto maior for a variedade dos alimentos consumidos, mais provável será que a dieta contenha todos os nutrientes essenciais, especialmente vitaminas e sais minerais, necessários para a saúde.
Coma A Quantidade Certa Para Ter Um Peso Saudável
O excesso de peso leva a muitos problemas de saúde. Aplica uma maior tensão nos ossos e nas articulações, eleva a tensão arterial e o nível de colesterol, agrava quaisquer dificuldades respiratórias e aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes, doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Consumir a dieta correcta e ser fisicamente activo ajudam a manter o peso corporal correcto.
Coma Muitos Alimentos Ricos Em Amido E Fibras
Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, alimentos como o pão e batatas não são "engordantes", mas fornecem importantes nutrientes como vitamina B e fibra, enchem sem fornecerem gordura ou energia em demasia e são relativamente baratos. Estes alimentos devem constituir uma parte importante de todas as dietas.
Coma Muita Fruta E Vegetais
Estes alimentos não são apenas fontes importantes de nutrientes, como a vitamina C e fibras dietéticas, mas também fornecem importantes nutrientes antioxidantes, que podem ajudar a proteger contra a doença cardíaca e o cancro. Toda a gente devia consumir diariamente, pelo menos, cinco porções de fruta e vegetais.
Não Coma Demasiados Alimentos Que Contenham Muita Gordura
O consumo de demasiada gordura tende a elevar o nível de colesterol no sangue e aumenta o risco de obesidade e doença cardíaca. A maioria das pessoas beneficiaria se ingerisse menos gordura, especialmente cremes para barrar, como manteiga e margarina, gorduras para cozinhar e alimentos fritos, gorduras inteiras em leite e queijos gordos, gordura da carne e alimentos contendo estes tipos de gordura, tais como pasteis e empadas.
Não Consuma Alimentos E Bebidas Com Açúcar Com Demasiada Frequência
Estes alimentos são bons como prazeres ocasionais, mas, em demasia, aumentarão a probabilidade de que a dieta seja demasiado elevada em energia e demasiado baixa em nutrientes essenciais. A ingestão frequente de alimentos ricos em açúcar também causa a deterioração dos dentes.
Se Beber Álcool, Beba Moderadamente
Embora quantidades modestas de álcool não sejam nocivas para a maior parte das pessoas e até possam ter algumas vantagens para a saúde, em algumas circunstâncias, o facto de se exceder regularmente os limites de segurança na bebida (3-4 unidades/dia para homens; 2-3 unidades/dia para as mulheres), faz incorrer em riscos progressivos para a saúde.
Resumos Relacionados
- Os 9 "mandamentos" Da Alimentação Saudável
- As Bebidas E A Saúde
- A Dieta De Alimentos Crus Cura A Tensão Alta
- O Colesterol
- 10 Mitos Sobre A Comida
|
|