A Hora da Luta
(Ávaro Cardoso Gomes e Rogério Borges)
Anos dourados aqueles da década de 60, mais também foram anos de muitos sonhos e ilusão perdida, vidas ceifadas na luta estudantil, na política.
Esta história inicia por volta de 1963, tempo em que o Brasil estava vivendo uma grande efervescência na política, nos meios estudantis, era uma sociedade mudando seus costumes e muita inquietude com movimentos sociais ganhando força, pedindo mudanças radicais , com liberdade, democracia e inclusive reforma agrária.
Nesta história estamos às véspera de 1964, próximo do golpe militar. Aí viriam os anos de xumbo pesado com repressão, ditadura, tortura e morte.
Beto é um rapaz do interior desiludido com as perspectivas que sua pequena cidade pode lhe oferecer. Ele que retornar seus estudos dando continuidade. Então ele parte para a cidade grande, vai em busca de uma nova vida, parte para São Paulo.Chegando em São Paulo começa a trabalhar em um grande Banco. Não demora muito a descobrir que na cidade grande também existem muitas barreiras para serem vencidas.
Em São Paulo ele encontrará uma vida de muita rotina e muitos problemas.Mas sabe reconhecer o trabalho que lhe proporciona a oportunidade de estudar. A vida estudantil é o lado bom de estar naquela grande cidade, com muitas oportunidades culturais e suas amizades diversificadas.
Ele consegue conviver bem com os colegas e e se relaciona com muitas pessoas.\é um estudante ligado na política e nos movimentos sociais de seu tempo.
Convivendo, sendo trabalhador esforçado, consciente ele se envolve com o movimento estudantil e vai á luta. Fica desempregado.
Esta é a história da vida de Beto envolvido nas turbulências em que o Brasil está envolvido, o Brasil às vésperas do golpe militar de 1964, onde os estudantes , muitos partiram para a luta armada caindo na clandestinidade, morrendo pela causa.
Resumos Relacionados
- A Hora Do Amor
- A DÉcada De 80- Brasil, Quando A Multidão Voltou às Praças
- A DÉcada De 70, Apogeu E Crise Da Ditadura Militar
- A DÉcada De 50- Populismo E Metas Desevolvimentistas No Brasil
- Um Briefing Sobre Dilma Rousseff E José Serra.
|
|