O alienista
(machado de assis)
Simão Bacamarte escolhe Itaguaí para praticar seus estidos sobre a mente humana. Por interesse de ter filhos formosos, casa-se com D. Evarista. Uma mulher sem beleza física, mas com bom porte aos seus interesses. Com tempo, desilude-se, pois seus filhos desejados não vem. Então dedica-se de corpo a sua pratica dos seus estudos. Começou a pensar nos ricos louros. Por fora, era uma pessoa modesta, mas na realidade nada o era.
Monta o hospício, por nome de casa verde. Este nome, por ter as janelas verdes. Ali aparece um monte de cobaias humanas para seus estudos. Suas experiencias começam internando o vaidoso, a supersticiosa, o bajulador, a indecisa, etc..Nem Dona evaista escapa de ser internada. Osinocentes aficcionados por enigmas, e charada, eram considerados loucos. Por inicio, o alienista foi aplaudido em suas experiencias, mas depois o povo começou a revoltar-se por seus exageros.
Liderados por Porfirio, o barbeiro, a rebelião dos Canjicas. Este acaba vitorioso, mas acaba entendendo a necessidade da casa verde.e alia-se a Simão Bacamarte.
Ocorre uma intervenção militar,e os revoltosos são trancafiados no hospicioe o alienista recupera se pretigio. Mas o alienista, depois de internar quatro quintos da população,chega a conclusão de repensar os casos. Inverte a conclusão do criterio psiquiatrico, e recolhe os leais, os simples, os desprendidos, e os sinceros.. Mas o alienista, imbuido de ridor científico, chega a conclusão de que os germes do desiquilibrio está latente em todos. E ele conclui que o unico sadio é ele proprio.E se interna.
Resumos Relacionados
- O Alienista - Resumo Do Livro
- O Alienista
- O Alienista
- O Alienista
- O Alienista
|
|