Vulcões no Planeta Vermelho
()
Vulcões no Planeta Vermelho
Em Tharsis, umas das principais regiões do Norte de Marte; a instável e mutante atividade vulcânica pode ser resultado da rotação da litosfera do Planeta Vermelho.
Essa “migração” de atividade vulcânica é atribuída à possibilidade de um movimento horizontal de grande escala da crosta marciana.
Os resultados sugerem que uma coluna de matéria quente e ascendente no interior do planeta provocou o primeiro vulcanismo na região de Tharsis, causando de forma simultânea uma rotação da camada externa da crosta. À medida que a litosfera se desloca para o Sul sobre a citada coluna já imóvel, produziu uma alteração na localização dos vulcões.
Segundos os cientistas, Tharsis é uma região de Marte formada por um enorme planalto vulcânico que se encontra na região equatorial do planeta, no limite ocidental de Valles Marineris. Esse movimento é similar ao de uma placa tectônica sobre uma coluna de magma na Terra. Mas, diferentemente do nosso planeta, Marte é formado por uma placa que se movimenta “como um todo” para a região inferior marciana.
520 dias é o tempo calculado que demoraria uma missão tripulada para chegar à Marte, desenvolver seu trabalho e voltar à Terra.
Marte tem atmosfera, estações do ano, um dia com pouco mais de 24 horas e existe água em suas regiões polares.
Fonte: Revista Geoscience / http://www.zenite.nu/
***************************
Marte tem atmosfera, estações do ano, um dia com pouco mais de 24 horas e existe água em suas regiões polares.
Resumos Relacionados
- Planeta Terra – Ocupa Posição Privilegiada No Sistema Solar
- O Planeta Marte
- Marte , O Planeta Vermelho
- Tudo Sobre Marte
- À Procura De Vida Em Marte
|
|