A beleza e o belo
(António Caselas; António Lopes; Francisco Marques)
A beleza é, segundo todos, algo subjectivo e diferente aos olhos de cada um. Mas, será que existe algum critério para julgar se algo é belo ou não?
BELEZA
l m
NATURAL
ARTÍSTICA
A beleza desperta a nossa atenção, admiração, e é valorizada com padrões bastante elevados.
O BELO é um conceito inexplicável, que só pode ser sentido ou experimentado. É subjectivo, é uma reacção de um modo estético.
Na Antiguidade, a beleza respondia à proporção, à ordem e à simetria. Defendendo esta visão observamos uma dimensão muito objectiva.
Contudo, segundo Kant e David Hume, «a beleza está nos olhos de quem a contempla».
è relação causa/efeito
Segundo Kant, para avaliarmos algo, devemos “abandonar” todos os factores pessoais que nos possam influenciar para podermos concluir se o objecto em vista é dotado de beleza ou não.
A arte resume-se à busca de prazer a satisfação, ao estado de se dedicar a algo em virtude da natureza humana e, portanto, não pelo utilidade ou conhecimento.
A arte é um produto dos processos mentais do Homem, que nasce da nossa vivência, sendo uma experiência única, irredutível e que responde a estímulos naturais.
TEORIAS SOBRE A ARTE:
Exemplos de arte:
Cinema, bailado, pintura, arquitectura, escultura, ópera, tragédia [arte que imita a vida – teatro e literatura].
Nomes da arte: Picasso, Mozart, Chopin, Goya, William Shakespear, etc.
Teoria da arte como «mimesis» [que imita]: a arte imita a natureza?
A fotografia, quando é realista...
A pintura, quando é quase fotográfica...
Teoria da arte como expressão: a arte é uma forma de expressão das emoções do artista?
A arte exprime aquilo que se passa na mente do artista, do criador; a música de Mozart comunica a intuição de Mozart ao público que tenta recriar a emoção original da música.
Teoria da arte como forma: A arte repousa apenas na perfeição da sua forma?
Teoria de Bell e Fry: Uma obra de arte [poema] deve ser considerada pelo efeito sensorial dos seus elementos formais, e não pelas associações mentais q o sentido das palavras transmitem.
Teoria de Hanslick: A música é a arte mais abstracta de todas e não tem de representar nada; a música só exprime música, não tem que exprimir emoções, sentimentos, intenções...
Objecções a Hanslick:
1. Os elementos expressivos e simbólicos na música podem enriquecê-la.
2. A música sacra, a ópera e as oratórias contêm texto e isso contribui para o enriquecimento dessas formas de arte.
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