Relações públicas: o estrategista da comunicação integrada
(Margarida M. Krohling Kunsch)
A globalização e a revolução tecnológica que estamos vivendo coloca para o homem do século XXI a premente necessidade de evolução constante. Nas relações públicas não poderia ser diferente, principalmente por que trabalhamos com todos os instrumentos de comunicação que sofrem essa modificações, a todo momento, tanto no cotidiano das pessoas, como nas organizações.
Diante desse complexo cenário de mudanças, a comunicação tem papel preponderante frente aos desafios comunicacionais enfrentados pelas organizações. É nesse palco que teremos que trabalhar com a comunicação organizacional e criar estratégias para uma interação entre os diferentes públicos a serem entendidos e atendidos pelas demandas das organizações.
Para que isso aconteça, teremos que dispor de todas as armas disponíveis no mercado, pensando, principalmente, em realizar uma comunicação integrada. Precisamos aprender a trabalhar em todas as áreas usando todo tipo de comunicação, tais como a institucional, a mercadológica, a interna e a administrativa.
As palavras chaves para um bom trabalho junto às organizações e seus respectivos públicos são: estratégia e gestão estratégica. Essa visão é necessária para que as organizações se adaptem ao seu ambiente, conseguindo passar com clareza seus planos, ações e decisões, usando de instrumentos comunicacionais abrangentes e de forma proativa.
Os profissionais que pensam em realizar, de forma moderna, uma boa gestão de comunicação organizacional terão de focar seu trabalho nos fundamentos e nas teorias de relações públicas, mantendo uma postura estratégica, focada no negócio principal e balizada em questões éticas e de responsabilidade social, sabendo fazer uma análise clara do plano de negócios da organização, identificando problemas e oportunidades na área de comunicação.
Existe, ainda hoje, uma grande confusão sobre o papel do relações públicas, confundindo com outras areas com assessoria de imprensa e/ou a de publicitário, porém, essa atividade profissional tem mais a ver com a visibilidade interna e externa, bem como a construção de uma identidade corporativa para o assessorado. Isso acontece devido ao desconhecimento de uma grande parte de pessoas das verdadeiras finalidades e das suas possibilidades.
E importante ressaltar que as organizações exigem, muitas vezes, um profissional que as universidades não conseguem formar, portanto, é fundamental que este invista sempre em cursos de pós-graduação e em reciclagem permanente. É necessário que o profissional saiba planejar e administrar estrategicamente a comunicação, sabendo interagir com outros setores da organização, principalmente ao setor de recursos humanos e sempre ligada à área mercadológica.Podemos concluir que o profissional de relações públicas precisa ser, antes de tudo, um estrategista que saiba trabalhar de forma integrada e consiga antever problemas e administrar situações. Precisa ter uma nova forma de comportamento, conhecer muito bem onde trabalha e ter uma visão globalizada que o leve a organizar uma comunicação global e eficiente.
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