ENERGIA TÉRMICA - CALOR
(VALMIR ADALBERTO VINCHI)
ENERGIA TÉRMICA - CALOR
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.
A energia térmica de um corpo pode variar. Assim, se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas tornar-se-á mais intenso: a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular: a energia térmica diminuirá.
Nos exemplos anteriores, há corpos quentes (o bico de gás) e corpos frios (o gelo). Observe que, ao utilizar os termos quente e frio, estamos introduzindo uma noção subjetiva de temperatura, baseada em sensações apreendidas pelo tato. Assim, dizemos que um corpo quente está a uma temperatura mais elevada que um corpo frio.
A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro quando entre eles houver uma diferença de temperatura. A energia térmica em trânsito é denominada calor.
A idéia de que o calor é uma forma de energia só foi estabelecida em Física a partir do século passado; até então entendia-se erroneamente o calor como uma substância que se incorporava aos corpos ou sistemas. Joule, no século passado, estabeleceu definitivamente que calor é energia.
A medida da quantidade de calor trocada entre dois corpos é, portanto, uma medida de energia. A unidade de energia no Sistema Internacional é o joule (J). No entanto, utiliza-se, também, como medida das quantidades de calor, a caloria (símbolo cal), unidade estabelecida antes de se entender o calor como forma de energia. Sabe-se atualmente que:
1 caloria = 4,186 joules
Resumos Relacionados
- NoÇÃo De Temperatura
- Calor
- As Trocas De Calor
- Energia Termoelétrica
- Matéria & Energia In: Química. Algumas Aplicações
|
|