Este é o Brasil que Queremos?
()
O parlamento brasileiro vive um momento de extrema dificuldade com a crise envolvendo o Presidente Renan Calheiros. Não bastassem os problemas políticos internos que atrasam os trabalhos da casa na votação dos projetos de interesses nacionais, o presidente está sendo acusado em vários processos de cassação de mandato, com envolvimento em suposto esquema de corrupção, uso de laranjas, tráfico de influência e outros. Tal problema tem deixado a sociedade brasileira perplexa, uma vez que, jamais se poderia esperar uma situação tão delicada, envolvendo o presidente da casa, senador Renan Calheiros. Considerando essas acusações, a maioria dos senadores sugeriu ao líder da casa o seu afastamento provisório para investigação das denuncias. O Presidente Renan Calheiros, entretanto, insiste em não se afastar, uma vez que alega ser inocente. Dessa forma, abriu-se um processo no senado para a cassação do mandato do presidente.
Em votação secreta, o Senado decidiu por não cassar o mandato do atual presidente, que conseguiu se manter no cargo por 40 votos a favor, 35 contra e 6 abstenções. Os 6 votos que se absteram de votar, são exatamente os necessários para a sua cassação. Esse conchavo para se arrumar as coisas no Brasil de acordo com os interesses pessoais é que torna a política brasileira vergonhosa, levando para além das fronteiras uma imagem desgastante dos políticos e do povo brasileiro.
Ora, o afastamento do presidente do senado naquele momento, era de suma importância para a apuração dos fatos, e, continua sendo, uma vez que nada de concreto ainda se apurou desde o levante das acusações. O que se esperava era que o presidente da casa adotasse uma atitude coerente, colocando seu cargo de imediato à disposição. Tal fato entretanto, não aconteceu e estamos vivenciando um caos no senado, onde ninguém entende ninguém e os projetos de interesse nacional que precisam ser votados estão parados, aguardando que essa briga acabe e que o Brasil possa finalmente caminhar.
Especulações à parte, a oposição exige favores e cumprimento de promessas eleitoreiras para votar projetos como a prorrogação da CPMF e o governo cede às pressões distribuindo cargos de suma importância nas grandes estatais para indicados dos senadores. Além disso, é sabido que existem muitos Renan’s no senado e todos sabem disso, o que impede que os fatos sejam levados a público com a lisura que merecem.
Casos como o de Renan, do Mensalão, do vôo da Gol, do massacre da TAM, da corrupção dentro da PF, do combate ao tráfico de drogas, da corrupção no futebol e tantos outros ficam impunes. Há uma morosidade enorme nas decisões da justiça, dando uma impressão desgastante de falta de compromisso dos poderes com o povo. Enquanto esperamos, os problemas vão se repetindo, vão se avolumando, e a cada dia nos tornamos mais incapazes para tomadas de decisões acertadas, que possam colocar o Brasil nos trilhos.
Resumos Relacionados
- Denúncia Contra Renan Sacode O Congresso
- Carta De Renuncia De Renan
- Corregedoria Investigará Suposta Espionagem No Senado
- Www.uol.com.br
- Artigos Publicados
|
|