Consequência dos Acidentes
(Luiz Gustavo Nogueira d Rocha)
CONSEQUÊNCIAS DOS ACIDENTES
Muitas vezes, pior que o acidente em si, são as suas conseqüências. Todos
sofrem:
· a vítima, que fica incapacitada de forma total ou
parcial, temporária ou permanente para o trabalho;
· a família, que tem seu padrão de vida afetado pela
falta dos ganhos normais, correndo o risco de cair na
marginalidade;
· as empresas, com a perda de mão-de-obra, de material,
de equipamentos, tempo etc., e, conseqüentemente,
elevação dos custos operacionais;
· a sociedade, com o número crescente de inválidos e
dependentes da Previdência Social.
Sofre, enfim, o próprio país, com todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho.Um acidente do trabalho pode levar o trabalhador a se ausentar da empresaapenas por algumas horas, o que é chamado de acidente sem afastamento. É o que ocorre, por exemplo, quando o acidente resulta num pequeno corte no dedo,e o trabalhador retorna ao trabalho em seguida.Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar suas atividades por dias seguidos, ou meses, ou de forma definitiva. Se o trabalhador acidentado não retornar ao trabalho imediatamente ou até na jornada seguinte, temos o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporária, ou na incapacidade parcial e permanente,ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho.
A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um
período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades
normais.
A incapacidade parcial e permanente é a diminuição, por toda vida, da
capacidade física total para o trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando
ocorre a perda de um dedo ou de uma vista.
A incapacidade total e permanente é a invalidez incurável para o trabalho.Nesse caso, o trabalhador não tem mais condições para trabalhar. É o que acontece, por exemplo, se um trabalhador perde as duas vistas em um acidente do trabalho. Nos casos extremos, o acidente resulta na morte do trabalhador.Os danos causados pelos acidentes são sempre bem maiores do que se imagina à primeira vista. Como exemplo propomos, a seguinte situação:
Um trabalhador desvia sua atenção do trabalho por fração de segundo, ocasionando um acidente sério. Além do próprio trabalhador são atingidos mais dois colegas que trabalham ao seu lado. O trabalhador tem de ser removido urgentemente para o hospital e os dois outros trabalhadores envolvidos são atendidos no ambulatório da empresa.
Um equipamento de fundamental importância é paralisado em conseqüência de quebra de algumas peças. Resultados imediatos: três trabalhadores afastados, paralisação temporária das atividades da seção, equipamento danificado, tensão no ambiente de trabalho.Escreva o seu resumo aqui.
Resumos Relacionados
- Acidente De Trabalho "in Itinere"
- Auxílio Doença Inss
- O Assédio Moral No Trabalho
- Quando O Trabalho Adoece
- O Segredo Da Acumulação Primitiva Por Karl Marx
|
|