A Avaliação do Ensino Superior no século XXI: análise de três projetos nacionais (1)
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos; Frncisco Roberto Barbosa Nery)
Durante o período histórico compreendido entre a Segunda metade da década de 1990 e os anos iniciais da primeira década do século XXI, assistimos no Brasil a um intenso e profícuo debate a respeito da Educação Superior. No Campo da Avaliação da Educação Superior o debate sobre as questões relativas à Avaliação Institucional se desenvolve não só no interior das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas mas também na esfera política, principalmente no âmbito das diretrizes para a Educação Superior presentes nos documentos oficiais elaborados pelo Poder Executivo (SOARES, 2003).
O presente estudo foi elaborado com o objetivo de identificar a dinâmica das principais tendências no que se refere ao campo teórico da Avaliação do Ensino Superior, especialmente naquilo que tange à temática da Avaliação Institucional. Nesse sentido, seria interessante mencionar que procuramos desenvolver um trabalho voltado para a apreensão das tendências teórico-metodológicas mas também político- ideológicas expressas ou subjacentes às Políticas Públicas Educacionais para a Avaliação da Educação Superior a partir de um exame intensivo dos seguintes documentos: Plano Nacional de Educação Oficial, Plano Nacional de Educação da CONED (CONED, 2000) e o Plano Plurianual de Educação (BRASIL, 2003). O trabalho compõe-se das seguintes seções: 1) Diagnóstico das tendências de avaliação da educação superior; 2) Possível impacto das tendências no Ensino Superior; 3) Considerações Finais.
A análise que buscamos desenvolver contou com o aporte de autores como: BELLONI (2003), BOURDIEU (2001) e CARNOY (2002). Os resultados dão conta das seguintes tendências teóricas, mas também políticas presentes no discurso veiculado pelos três documentos tomados como objeto de análise: a) Avaliação da Aprendizagem associada à Avaliação Institucional e com um caráter terminal como modelo condicionante da Educação Superior; b) Avaliação da Aprendizagem dissociada da Avaliação Institucional, sendo a Avaliação Institucional concebida como um processo contínuo.
Resumos Relacionados
- A Avaliação Do Ensino Superior No Século Xxi: Análise De Três Projetos Nacionais (2)
- A Avaliação Do Ensino Superior No Século Xxi: Análise De Três Projetos Nacionais (4)
- Http://inep.gov.br/
- O Que é Avaliação Institucional
- Ensino Superior: Algumas Notas
|
|