OS ELEMENTOS E OS FACTORES DO CLIMA - I
(DIANA)
Elementos do clima - actuam directamente
1. Temperatura e Radiação
2. Humidade
3. Precipitação
4. Massas de ar
5. Ventos
6. Pressão atmosférica
Temperatura - é a quantidade de calor na atmosfera. A energia primária do Sol aquece a superfície da Terra (a hidrosfera e a litosfera) e esta irradia calor para o ar; portanto, a temperatura do ar é um calor indirecto, já que é irradiado da superfície para a atmosfera. Os factores condicionantes de mudança da temperatura são a altitude, a latitude, a proximidade do mar e as correntes marítimas.
Humidade - representa o vapor d''''água contido na atmosfera, ou mais precisamente, na troposfera. Ela é o resultado da evaporação (maior nos oceanos e menor nos continentes) e da evapotranspiração, de acordo com a altitude, a latitude, os ventos e a temperatura.
Precipitação - assim chamada porque o vapor d''''água sobe, forma as nuvens, condensa-se e depois precipita-se. A principal modalidade de precipitação é a das chuvas , que acontecem sob uma condição fundamental: o arrefecimento do vapor de água contido no interior das nuvens. Tal arrefecimento dá-se em 3 situações diferentes, daí decorrendo 3 tipos de chuvas: orográficas (ou de relevo), convectivas e as frontais.
Massas de ar - são grandes volumes de atmosfera que apresentam características de pressão, temperatura e humidade, conforme os seus locais de procedência. Na Zona Intertropical formam-se massas quentes de ar, enquanto que nas Zonas Glaciais originam-se as massas frias ou polares. Estas massas de ar, por outro lado, podem ser húmidas ou secas conforme se formem no oceano ou no continente, respectivamente.
Ventos - correspondem ao deslocamento do ar, que se processa dentro de duas leis físicas: quanto à direcção, eles deslocam-se de áreas anticiclonais para as ciclonais; quanto à velocidade, o seu deslocamento será tanto mais veloz quanto maior for a diferença de pressão entre as duas áreas. Este deslocamento, contudo, não se faz directo das áreas anticiclonais para as ciclonais, por causa da rotação da Terra.
Pressão Atmosférica - é a força actuante da atmosfera sobre a superfície terrestre. A camada da atmosfera mais importante é a troposfera (até 12 km de altitude), porque nela acontecem as mudanças atmosféricas provocadas pela dinâmica das massas de ar. Nela concentra-se, também, ¾ da massa gasosa e quase todo o vapor d''''água da atmosfera. Como um todo, a atmosfera protege a superfície terrestre: a camada de ozono protege os seres vivos das radiações ultravioletas do Sol, prejudiciais à saúde.
Factores climáticos - actuam indirectamente
1. Altitude
2. Latitude
3. Continentalidade
4. Correntes marítimas
5. Relevo
Altitude - quanto mais alto, mais diminui a temperatura visto que a irradiação do calor é feita pela superfícies sólidas e líquidas da Terra e, também, porque os componentes gasosos da atmosfera se vão dispersando na medida em que se sobe.
Latitude - quanto maior é a latitude, menor é a temperatura. Isto explica-se pelo facto de que, em face da esfericidade da Terra, a mesma quantidade de raios solares que ilumina a superfície terrestre, em baixas latitudes aquece um arco de circunferência
Resumos Relacionados
- O Clima Às Latitudes MÉdias
- Geografia
- Solos : Tempo E Clima
- Efeito Estufa
- Geografia: A Distribuição Da Temperatura No Território Nacional
|
|