DALAI LAMA IRRITA AUTORIDADES CHINESAS
(Revista da Semana)
DALAI LAMA IRRITA AUTORIDADES CHINESAS
Revista da Semana
O sorridente Dalai Lama não brinca quando o assunto é a sua sucessão. O líder religioso do Tibet, de 72 anos, sabe que, assim que morrer, a China vai tentar nomear alguém para o seu lugar. Pequim governo o Tibet desde de 1951. Para evitar essa calamidade, o 14º. Dalai Lma, que vive no exílio na Índia, disse que poderia nomear seu sucessor ainda em vida.
“Uma opção seria escolher democraticamente o proximo Dalai, por meio de um referendo, ou nomea-lo eu mesmo” , disse ao diário francês Liberation.
A revelação é revolucionaria. Ela criou uma situação paradoxal, obrigando a China, um estado ateu, a defender a ortodoxia budista.
As autoridades chinesas acuaram o Dalai Lama de “violar os rituais religiosos” é explicaram que a reencarnação de um Buda vivo é a única via de sucessão no budismo tibetano. Desde de 1391 o líder religioso do Tibet é escolhido depois da morte de seu predecessor. Reza a tradição budista que a alma do Dalai Lama reencarna em um menino – e é só depois que a criança pode reinar sobre os tibetanos.
Resumos Relacionados
- Reuters
- Dalai Lama Short Biography
- Breve Biografia Del Dalai Lama
- Dalai Lama
- Freedom In Exile-the Autobiography Of The Dalai Lama
|
|